Manchester City encaminha compra de cria do Atlético-MG

O Atlético-MG ainda detém uma parcela significativa sobre os direitos econômicos do atleta Savinho, que foi negociado com o Manchester City em junho de 2022. A história retornou aos holofotes recentemente, quando Rodrigo Caetano, ex-diretor do clube mineiro, veio a público para explicar os detalhes da transação.

“Gostaria muito que o torcedor e vocês entendessem que do lado de cá vai sempre se tentar a melhor negociação. A discussão é que nós queríamos que ele (Savinho) ficasse mais tempo. Foi um momento do ‘desabrochar’ dele. Mas, infelizmente, o clube atravessava uma necessidade gigantesca”, declarou Caetano.

O jovem atleta foi vendido ao Grupo City por 6,5 milhões de euros, restando ao Galo 12,5% dos direitos econômicos. Além disso, o clube brasileiro pode receber bonificações de até 6 milhões de euros, dependendo do desempenho de Savinho.

Savinho, que atualmente joga pelo Girona no Campeonato Espanhol, tem se destacado na competição, o que aumentou seu valor de mercado. As propostas de compra pelo jogador chegam a 40 milhões de euros, valor que será usado como referência nas negociações com o Manchester City. O Galo pode receber até R$ 29,8 milhões ao final da negociação.

Metas e bônus

A venda de Savinho ao Grupo City inclui bônus de 6 milhões de euros referentes a metas que o jovem jogador teria que cumprir atuando pelo Troyes, clube da primeira divisão do Campeonato Francês. No entanto, Savinho acabou sendo registrado no clube francês e emprestado ao PSV e, posteriormente, ao Girona.

As condições previstas para o pagamento dos bônus variam entre jogos disputados, participações na UEFA Champions League, contribuições para gols em uma única temporada do Campeonato Francês, jogos pela Seleção Brasileira e até a conquista da Bola de Ouro da revista France Football.