Eliminado do BBB mal saiu da casa e já recebeu o melhor dos convites de comitê

O velocista paralímpico Vinicius Rodrigues, de 29 anos, recebeu uma oferta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para retomar os treinos após ser eliminado do reality show Big Brother Brasil (BBB). Rodrigues, que recebeu apenas 9,92% dos votos durante o episódio de eliminação, foi homenageado em um tweet da conta oficial do CPB.

“Vem ganhar medalha aqui fora, Vinícius Rodrigues”, escreveu o perfil da instituição, na rede social X. “O CT está de portas abertas para a retomada dos seus treinos, pois antes de ser um ex-BBB, você já era nosso medalhista paralímpico”, complementou.

Repercussão no mundo esportivo

Outros grandes nomes do esporte paralímpico reagiram à saída de Rodrigues do BBB. Dentre eles, a atleta Verônica Hipólito. Em um depoimento publicado em suas redes sociais, ela enviou uma mensagem encorajadora ao velocista após sua saída do programa.

“Volta pra cá, irmão! Estamos todos te esperando, com sua alegria, com sua lealdade, te esperando para você bater novamente o recorde mundial, para continuarmos a luta do movimento paralímpico, do esporte. Te amamos! Você é foda, nosso melhor”, declarou Verônica Hipólito.

Quem é Vinícius Rodrigues?

Recordista mundial e medalhista de prata nos 100 metros rasos na Paralimpíada de Tóquio em 2021, Vinícius Rodrigues é um dos nomes de destaque do esporte paralímpico brasileiro. Após um acidente de moto que o levou a amputar a perna esquerda, Rodrigues encontrou no esporte uma nova chance de trilhar um caminho de conquistas.

Foi durante sua recuperação no hospital que ele recebeu a visita de Terezinha Guilhermina, tricampeã paralímpica no atletismo, que o apresentou ao mundo do esporte adaptado. Desde então, Rodrigues tem sido uma inspiração tanto dentro quanto fora das pistas de atletismo.

A carreira de Vinícius Rodrigues pós-acidente

Após o acidente, Vinícius Rodrigues decidiu perseguir o sonho esportivo. Ele competiu na categoria T63, dedicada a atletas com a perna amputada acima do joelho. Em uma competição em São Paulo, em 2019, ele bateu o recorde mundial da prova de 100 metros rasos com o tempo de 11s95, tornando-se o primeiro atleta da categoria a correr essa distância em menos de 12 segundos.

Na Paralimpíada de Tóquio, em 2021, Rodrigues quebrou o recorde paralímpico dos 100 metros na categoria T63 ao marcar 12s11 na semifinal. Entretanto, na final, a medalha de ouro ficou com o russo Anton Prokhorov, que registrou 12s04. Rodrigues terminou com 12s05.

Próximos passos

Com a segunda colocação na Paralimpíada de Tóquio e no Mundial de Paris em 2023, o atleta certamente tem muito a oferecer ao esporte paraolímpico na sequência de sua carreira. E, mesmo que a jornada no BBB não tenha terminado com uma vitória, a experiência apenas aprofundou o carinho e o respeito do público pelo velocista paralímpico.

O futuro de Vinícius Rodrigues no esporte paraolímpico parece ser promissor. Com o convite aberto do CPB para retomar seus treinamentos, espera-se que ele siga fazendo história no atletismo paraolímpico brasileiro.