Tradicional time espanhol vive uma “maldição” e deixa os torcedores aterrorizados

Apesar de dominar o jogo à sua vontade e ter oportunidades para ter obtido um resultado importante, o Real Betis não saiu vitorioso do Ramón Sánchez-Pizjuán neste domingo. Um Sevilla terrível, que voltou a mostrar-se tão mal ou até pior que em Vigo e Londres, escapou vivo de uma partida que, pelo que se viu no campo, muitos sevilhistas comemoraram quase como uma vitória.

Embora não lhes faltem vitórias para celebrar contra o Betis na última década, de novembro de 2013 a este mesmo mês de 2023: de 24 derbies, os de Nervión ganharam 14 por apenas 4 dos verdiblancos. A chamada ‘maldição’ do Betis nos jogos de rivalidade máxima, portanto, vive o pior momento da sua história.

Mesmo de 1993 a 2003, os heliopolitanos venceram um percentual menor de partidas contra o seu eterno rival (20 por cento, por um 16 agora), mas na época o equilíbrio entre vitórias e derrotas era muito maior, pois aconteceram 8 empates em 15 duelos.

O Betis conseguirá quebrar a maldição?

Sua má fase chama a atenção, dado que, na década anterior (1983-1993), o Betis venceu em cinco ocasiões de 17 confrontos, e isso que se recordam poucas equipes verdiblancas piores que a que desceu para a Segunda Divisão no fim dos anos 80. Nesse caso, o Sevilla venceu ‘apenas’ seis vezes (11) a mais que seu rival.

Também houve essa distância de triunfos de 73 a 83. O Betis conquistou 6 vitórias, 30 por cento, contra 12 do Sevilla. Precisamos voltar à década de 60 para encontrar igualdade entre vitórias verdiblancas e nervionenses, 4 cada uma de 63 a 73.

Como tem sido a rivalidade entre Betis e Sevilla ao longo dos anos?

E embora a rivalidade não tivesse retomado até 1958, após uma longa jornada pelos campos da Segunda e Terceira divisões, de 1958 a 1963, o Betis dominou claramente com 8 vitórias contra 4 do rival e 3 empates, com mais de 55 por cento dos duelos ganhos.

De 33 a 43, Betis ganhou novamente menos duelos oficiais que seu inimigo. 4, mais especificamente, contra um empate e 5 vitórias de Sevillistas. Após o 1-1 deste domingo, o balanço total dos derbies (Copa, Liga e Europa) fica em 65 vitórias nervionenses, 40 do Betis e 35 empates. Há uma distância de 25 vitórias que se alargou brutalmente (40 por cento, bem mais de um terço) durante a última década de um acentuado domínio do Sevilla, apesar das odds.