Ter Stegen está muito próximo de alcançar marcas impressionantes no Barcelona

A partida entre Barcelona e Mallorca no Camp Nou será muito especial no próximo domingo. Será especial para Sergio Busquets e Jordi Alba, que se despedirão da torcida após mais de uma década de dedicação. E será especial também para os próprios torcedores, pois será a despedida do atual estádio, que só retornarão em novembro de 2024.

O jogo também será importante para Marc-André ter Stegen, mas desta vez no aspecto esportivo. O goleiro alemão já garantiu a conquista do Troféu Zamora pela primeira vez, mas contra o Mallorca ele tem a oportunidade de alcançar mais alguns recordes que está perseguindo, o que o levou a jogar nas últimas duas partidas, mesmo com a equipe já sendo campeã e não tendo mais nada em jogo.

Ter Stegen manteve seu gol invicto em 25 ocasiões nesta Liga e espera igualar o recorde de Paco Liaño da temporada 1993-94, quando conseguiu ficar sem sofrer gols em 26 jogos com o Deportivo. O alemão tentou alcançar esse recorde contra a Real Sociedad e o Valladolid, mas a falta de tensão competitiva da equipe resultou em dois gols sofridos em cada partida.

Além disso, os quatro gols que ele sofreu afastaram Ter Stegen um pouco do outro recorde que ele persegue: ser o melhor Zamora, o goleiro com a menor porcentagem de gols sofridos. Esse feito é compartilhado por Paco Liaño e Jan Oblak, ambos sofrendo 18 gols em 38 partidas. Liaño conseguiu isso na mencionada temporada 1993-94 com o Deportivo, e o esloveno do Atlético de Madrid na temporada 2015-16. Ambos possuem uma média de 0,473 gols sofridos por partida.

Ter Stegen, após a partida contra o Valladolid, tem uma média um pouco pior, de 0,485 gols por partida. Esse número é obtido dividindo os 17 gols que ele sofreu pelos 35 jogos disputados. Segundo as regras do Troféu Zamora, a partida contra o Valladolid não conta para a premiação, mas os gols sofridos são considerados. Isso ocorre porque ele jogou apenas 45 minutos e deveria ter disputado pelo menos 60 minutos para que o jogo fosse contabilizado.

Se o goleiro alemão mantiver seu gol invicto contra o Mallorca, ele alcançará dois objetivos. O recorde de 26 jogos sem sofrer gols e a melhor porcentagem, passando a ter uma média de 0,472 gols sofridos por partida. Nesse caso, ele não jogará a última partida da Liga em Vigo.