Stade de France: uma joia pouco utilizada no futebol francês

Quando se fala em estádios de futebol na França, o Parque dos Príncipes é, geralmente, o primeiro nome que vem à cabeça do torcedor. No entanto, este não é o único e, inclusive, por um tempo, não chegou nem a ser o principal. Uma das joias “abandonadas” do esporte mais popular do mundo no Hexágono é, justamente, o chamado Stade de France.

Localizado na cidade de Saint-Denis, ao norte de Paris, capital da França, o Stade de France é tido como um estádio multi-uso. A sua construção, assim como outras tantas arenas do futebol que surgiram recentemente, está diretamente ligada a realização de uma Copa do Mundo.

O estádio foi construído entre os anos de 1993 e 1997 e envolveu o gasto de mais ou menos 407 milhões de euros. A sua inauguração só foi acontecer em 1998, pouco antes da Copa do Mundo daquele ano, tendo como partida inaugural o confronto amistoso entre França e Espanha.

Apesar de ser avaliado em quatro estrelas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Stade de France é, de fato, como se fosse uma “joia abandonada” no futebol. Isso porque, no esporte, ele é utilizado apenas para partidas amistosas da Seleção Francesa. No entanto, acaba brilhando em outras atividades.

A história do Stade de France

Assim como muitos dos grandes estádios de futebol do planeta, o Stade de France foi pensado para ser palco de jogos da Copa do Mundo. Os planos para a sua construção tiveram início em 1992, quando a FIFA oficializou a França como país sede do Mundial de Seleções de 1998.

O jogo inaugural ocorreu no dia 22 de janeiro e terminou com vitória por 1 a 0 para os franceses. O gol não poderia ter sido marcado por outro jogador se não um dos maiores craques, se não o maior, da história da França: Zinedine Zidane, que na época despontava como um dos grandes meias do futebol internacional.

Stade de France visto de fora

O Stade de France foi o escolhido para sediar a abertura da Copa do Mundo de 1998, em 10 de junho, na partida entre Brasil e Escócia. Mais do que isso, também foi palco da decisão do Mundial de Seleções daquele ano, no histórico confronto entre Brasil e França, em que os franceses acabaram levando a melhor.

Desde então, no entanto, o Stade de France acabou se tornando um palco esporádico. Ele sediou eventos, shows musicais e até mesmo campeonatos de rugby. No futebol, no entanto, está muito atrelado aos jogos da Seleção Francesa – mas ainda assim não é a preferência, visto que a Comissão prefere o Parque dos Príncipes, pela localização em Paris.

Grandes partidas disputadas no Stade de France

Ainda que não seja a casa definitiva dos grandes confrontos envolvendo a Seleção Francesa e o futebol francês de uma maneira geral, o Stade de France tem história em grandes disputas. Tudo começou, obviamente, no ano de 1998 – quando sediou nove partidas da Copa do Mundo.

Além da final entre Brasil e França, o Stade de France também foi palco da semifinal entre França e Croácia, das quartas de final entre França e Itália e, também, das oitavas de final, entre Dinamarca e Nigéria. Na fase de grupos, sediou cinco jogos – incluindo a abertura, como já citado anteriormente.

Recentemente, o Stade de France também foi escolhido para sediar grandes partidas da Eurocopa de 2016. Nele, foram disputados quatro jogos na fase de grupos e, também, partidas de mata-mata: com destaque para a final entre França e Portugal, em que os portugueses levaram a melhor.

A nível de clubes, pode-se dizer que o Stade de France também é memorável. Ele já foi palco de três finais de UEFA Champions League. A primeira aconteceu em 2000, quando o Real Madrid bateu o Valencia por 3 a 0. A segunda foi em 2006, com a vitória do Barcelona em cima do Arsenal por 2 a 1. A última edição de Liga dos Campeões também foi decidida no estádio francês, com a vitória de 1 a 0 do Real em cima do Liverpool.

Detalhes do Stade de France

Como já citado anteriormente, hoje em dia, o Stade de France é utilizado mais para amistosos da seleção francesa. No entanto, isso não impede que ele seja palco para a disputa de outros esportes. Não à toa tem como mandante, inclusive, a Seleção Francesa de Rugby.

Em 2007, a Copa do Mundo de Rugby passou pelo Stade de France em diversas oportunidades. O estádio foi palco da final entre África do Sul e Inglaterra, em que os sul-africanos levaram a melhor. Antes disso, em 2003, sediou o Mundial de Atletismo.

Atualmente, o estádio é considerado um dos maiores do mundo. Ele ocupa a décima sétima colocação no ranking, com capacidade para 81.338 pessoas.