Signal Iduna Park: a casa do Borussia Dortmund

A muralha amarela. É assim que as pessoas costumam se referir ao Borussia Dortmund quando assistem a uma partida do clube. Isso, obviamente, graças ao paredão de torcedores apaixonados e vestidos com a tradicional camisa da equipe, os quais lotam as arquibancadas do Signal Iduna Park, um dos maiores estádios de futebol do mundo.

Localizado na cidade de Dortmund, na Alemanha, o Signal Iduna Park é um dos estádios mais famosos do futebol alemão. É a casa do Borussia, time tradicional do país e que, de tempos em tempos, faz frente com o Bayern de Munique – não apenas nas competições nacionais como, também, nas internacionais.

Inaugurado em 1974, o Signal Iduna Park é mais um dos estádios que foi desenvolvido em função de uma Copa do Mundo. Até hoje, é muito comum que países que irão sediar o Mundial de Seleções invistam na construção de novas arenas para receber os jogos. Foi assim no Brasil e, obviamente, também foi na Alemanha.

No entanto, o desejo da construção de um novo estádio para o Borussia Dortmund é anterior até mesmo à Copa do Mundo de 1974. Tratava-se de um desejo antigo do clube, que vinha de bons resultados na década de 60 e viu, nos anos 70, a oportunidade de fazer história em uma nova casa.

A história do Signal Iduna Park

A década de 1960 foi de títulos para o Borussia Dortmund. Em 1966, o clube levou para casa a Recopa Europeia, competição tradicional da época, o que fez crescer ainda mais o desejo de ampliar o seu estádio, na época chamado de Estádio da Terra Vermelha. No entanto, havia um problema: o dinheiro.

A solução veio alguns anos depois. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) já havia escolhido a Alemanha como país sede da Copa do Mundo de 1974. Foi então que, em 1971, a cidade de Colônia caiu fora da lista de sedes da competição, o que fez com que todos os recursos financeiros que iriam para ela acabassem indo para Dortmund. A partir daí, o Signal Iduna Park começou a se transformar em uma realidade.

Naquele mesmo ano, foi dada a largada na construção do Signal Iduna Park. A ideia inicial do projeto era desenvolver um estádio multi-uso, para 60 mil torcedores. No entanto, essa vontade acabou sendo deixada de lado e deu lugar a um estádio tradicional de futebol, então para 54 mil torcedores.

Em 2 de abril de 1974 ocorreu a inauguração do Signal Iduna Park, na partida entre Mengede e Waltrop, clubes de pequena expressão da Alemanha. Naquele mesmo ano, no entanto, o estádio do Borussia Dortmund acabou recebendo algumas partidas de Copa do Mundo – e essa não seria a última vez.

Grandes jogos que ocorreram no Signal Iduna Park

Para além dos jogos decisivos de Bundesliga, Copa da Alemanha e por aí vai, o Signal Iduna Park também foi palco de partidas internacionais. Em 1974, o estádio recebeu quatro jogos da Copa do Mundo, sendo três deles referentes à primeira fase e somente um à segunda.

Nessa Copa em específico, o Signal Iduna Park é lembrado por abrigar as partidas da toda poderosa Holanda, a Laranja Mecânica. O estádio foi palco do empate do país contra a Suécia, da goleada por 4 a 1 em cima da Bulgária e, também, da vitória por 2 a 0 contra o Brasil, já na segunda parte da competição.

Em 2006, o estádio voltou a sediar jogos da Copa do Mundo, que novamente ocorreu na Alemanha. Dessa vez, o número de partidas realizadas no Signal Iduna Park foi maior: seis, ao todo, sendo que quatro ocorreram nas fases de grupo e duas já na etapa de mata-mata (oitavas e semifinal).

Das partidas de destaque que ocorreram durante a Copa do Mundo de 2006 no Signal Iduna Park está a vitória do Brasil em cima do Japão, por 4 a 1. Além disso, as oitavas de final, em que o Brasil ganhou da Gana por 3 a 0, também ocorreu lá. O mesmo vale para a histórica semifinal entre Itália e Alemanha, em que os italianos levaram a melhor por 2 a 0.

Curiosidades e detalhes do Signal Iduna Park

O Signal Iduna Park é, hoje em dia, o maior estádio da Alemanha – ao menos em termos de capacidade. Ele possui espaço para 81.365 espectadores. Sendo assim, não é de se estranhar que, em dias de partidas do Borussia Dortmund, o local fique conhecido por conta da muralha amarela.

O nome “Signal Iduna Park”, hoje em dia, se deve por conta da patrocinadora do clube: a Signal Iduna. Essa parceria já dura vários anos. No entanto, em 2006, durante a Copa do Mundo da Alemanha, o estádio recebeu um outro nome: Westfalenstadion.

Em 2015, o jornal britânico The Times considerou o Signal Iduna Park como o melhor estádio do mundo. Para isso, o jornal levou em consideração não apenas a média de público do clube, que é gigantesca, como a atmosfera do estádio como um todo.