Senta na cadeira e descubra quanto cada clube recebe “só” participando da fase de grupos da Champions

Terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA e uma coisa é certa: os clubes participantes já contabilizam lucros consideráveis. Na verdade, além da emoção e prestígio associados a um dos torneios de futebol mais prestigiados do mundo, existe um forte incentivo financeiro.

Aqueles que participam na Liga dos Campeões não só recebem uma taxa de participação, mas também um bônus por cada vitória ou empate que conseguem na primeira fase. Assim, quanto mais bem-sucedido um clube é nos palcos iniciais, maior é o prêmio monetário que eles arrecadam.

Quanto cada clube ganhou na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA?

Posso dizer-lhes que, até agora, o Real Madrid está à vanguarda quando se trata de dinheiro ganho em prêmios. Tendo aproveitado 100% na fase de grupos, o clube espanhol levou consigo vários milhões de euros.

Mas nem todos eles tiveram tanto sucesso. Estrela Vermelha, Sevilla e Union Berlin não conseguiram uma única vitória na fase de grupos, o que naturalmente teve um impacto no valor que eles conseguiram arrecadar em termos de prêmios.

Quanto ganha um clube classificado para as oitavas de final?

Olha, cada um dos 16 clubes que se classificaram para as oitavas de final já garantiu um pagamento adicional de € 9,6 milhões – isso é o equivalente a cerca de R$ 51 milhões. E isso é independente do que eles conseguiram anteriormente na competição, seja em taxas de participação ou prêmios de vitória.

Além disso, mesmo os clubes que ficaram em terceiro lugar em seus grupos ainda têm a oportunidade de obter mais prêmios. Eles agora vão disputar a Liga Europa e, portanto, ainda têm a chance de aumentar sua compensação financeira.

Com base nos dados financeiros fornecidos pela UEFA, podemos concluir que a Liga dos Campeões é não só uma das competições futebolísticas mais emocionantes do planeta, mas também uma das mais lucrativas. Para os clubes participantes, trata-se tanto de prestígio quanto de rentabilidade.