SBT pode comprar a Copa do Mundo 2026 e contratar Cleber Machado pra narrar

A Copa do Mundo de 2026 vai inaugurar um novo formato, passando a contar com 48 seleções presentes e sendo disputada pela primeira vez em três países: Estados Unidos, Canadá e México. A Globo, como acontece tradicionalmente, irá exibir o torneio, mas terá direito a 52 jogos e não aos 104 que a competição vai ter. O SBT está de olho.

A emissora garantiu a exclusiidade em TV aberta em todos os jogos da Seleção Brasileira, mas seu pacote inclui apenas metade das partidas. Assim, qualquer outro canal de televisão interessado poderá adquirir os outros 52 jogos. Desse modo, a Globo e a outra emissora que comprar terão direito a exclusividade em um jogo de semifinal, duas quartas, quatro oitavas e por aí vai.

Na Copa do Mundo do Catar, o SporTV exibiu com exclusividade todos os jogos na TV fechada, em 2026 isso não vai acontecer. Conforme o NaTelinha, o SBT, a Band e a Record estão interessadas em comprar o restante da competição e exibir na TV aberta. É possível até mesmo que duas delas se unam e comprem juntas, sendo que cada uma transmitiria 26 partidas ao vivo.

Cleber Machado vai narrar a Copa do Mundo no SBT?

Cleber Machado ficou extremamente chateado após não viajar ao Catar para cobrir a Copa do Mundo de 2022. Logo depois, ele foi demiido da Globo, no começo de 2023. O narrador fez as duas partidas da final do Paulistão na Record e trabalha narrando jogos no Prime Video. O SBT tem interesse em sua contratação definitiva.

O canal de Silvio Santos perdeu os direitos da Libertadores, que voltaram para a Globo, mas ainda tem a Liga dos Campeões. Caso consiga a renovação com o torneio europeu, poderá tentar a contratação do narrador. Além disso, garantir os jogos da Copa do Mundo seria outro atrativo para fisgar Cleber Machado.

A Fifa cobra 50 milhões de dólares por ano pelos direitos de transmsisão do Mundial. A Globo faturou R$ 1 bilhão com a competição do Catar e mesmo assim não teve lucro. Além do valor dos direitos, a equipe e os custos operacionais atrapalham aquelas que desejam exibir a Copa do Mundo de 2026.