São Paulo prepara estratégia financeira para contratar volante uruguaio em definitivo

Emprestado pelo Nacional, do Uruguai, em agosto de 2021, até o final da temporada de 2022, o volante Gabriel Neves está em alta no São Paulo e nos próximos dias deve ter a sua contratação em definitivo concretizada. A diretoria já tratou do assunto com o jogador e seus empresários e explicou que espera a entrada de dinheiro, principalmente a parte da negociação de Antony, do Ajax, da Holanda, para o Manchester United, da Inglaterra, para saldar as pendências financeiras com o elenco e iniciar o planejamento para 2023.

Dentro do planejamento organizado por Rogério Ceni, o coordenador de futebol Muricy Ramalho, e a diretoria do São Paulo, a contratação de Gabriel Neves é uma certeza para a próxima temporada. Para comprar os direitos federativos do uruguaio em definitivo, o Tricolor precisa pagar 1,7 milhão de dólares (mais de R$ 8 milhões), divididos em três anos. O jogador anunciou que pretende continuar no clube e já aceitou a proposta de renovação para um novo contrato.

Pouco utilizado em seus primeiros meses de São Paulo, em especial na temporada passada, Gabriel Neves foi ganhando a confiança do técnico Rogério Ceni e passou a ser mais utilizado a partir do início do Campeonato Brasileiro de 2022. Com a ausência do volante Luan, titular na posição, que sofreu grave lesão e vem se recuperando aos poucos, o uruguaio passou a ser revezar no time titular com o garoto Pablo Maia, revelação do clube, que veio do time Sub-20.

A tradicional garra uruguaia, aliada a facilidade de marcar e sair jogando, fizeram Gabriel Neves subir no conceito da comissão técnica e principalmente da torcida. A satisfação com o rendimento do uruguaio é tamanha, que nem a grave lesão no joelho direito, na partida de volta contra o Atlético-GO, no Morumbi, nas semifinais, e que certamente vai tirá-lo da final da Copa Sul-Americana, no dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina, e provavelmente do restante da temporada, não mudaram a decisão da diretoria em contratá-lo em definitivo.

“No dia seguinte da sua lesão, eu mandei uma mensagem de Whatsapp para o Gabriel dizendo que, se ele quisesse, a gente renovaria amanhã seu contrato´´, disse o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, explicando que só falta discutir a forma de pagamento com o Nacional, o atleta e seus representantes.


Entenda a lesão de Gabriel Neves

Com apenas 15 minutos do primeiro tempo, na vitória do São Paulo por 2 a 0 em cima do Atlético-GO, no duelo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana (o Tricolor se classificou nas cobranças de pênaltis para a grande decisão), o volante Gabriel Neves disputou uma jogada no meio-campo e passou a sentir fortes dores no joelho direito. O uruguaio ainda tentou continuar em campo, mas mancando muito acabou sendo substituído.

Enquanto torcida pelos companheiros do banco de reservas, o uruguaio fez tratamento à base de gelo, teve a perna imobilizada e ganhou muletas. E foi assim que festejou a classificação, dentro de campo, do São Paulo para as finais da Copa Sul-Americana.

O diagnóstico se deu após a realização de exames de imagem. Gabriel se machucou aos 15 minutos de partida, numa dividida. Após a classificação da equipe para a decisão da Copa Sul-Americana, ele foi comemorar em campo e de muletas.

No dia seguinte, no exame de imagem, ficou constatado que Gabriel Neves teve uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito. Em princípio, os médicos do São Paulo descartam a possibilidade de operá-lo. O jogador fará tratamento convencional pelo período de um mês e depois novas avaliações serão feitas para definir os novos rumos que serão tomados. O certo é que o Tricolor já se prepara para segurar o gringo por longo tempo no Morumbi.