Raphael Claus voltou da Copa cheio de moral e lidera estatística no Brasileirão

Raphael Claus se colocou entre os árbitros de maior prestigio do Brasileirão. Após estar presente na Copa do Mundo de 2022, no Catar, o dono do apito passou a liderar a estatística de mais partidas apitadas na competição.

De acordo com informações do portal “Transfermarkt”, Claus, que está no quadro da CBF desde 2012, já esteve a frente de 26 jogos nesta edição do Campeonato Brasileiro. Ele aparece igualado com Rodrigo Jose Pereira de Lima, que fez sua estreia no ano passado.

Nesse total, Raphael Claus aplicou 118 cartões amarelos, quatro vermelhos e marcou sete pênaltis. Já Rodrigo José é um pouco mais rigoroso, com 163 amarelos e 11 vermelhos. O jovem marcou também seis penalidades.

Também se destacam no Campeonato Brasileiro árbitros como Ramon Abatti, Flavio Rodrigues de Souza, Rafael Klein, Anderson Daronco e Braulio da Silva Machado, todos eles com mais de 20 jogos no comando.

Wilton Pereira Sampaio, que também faz parte do quadro da Fifa e assim como Claus, esteve presente na última Copa do Mundo, apitou 19 partidas até aqui no Campeonato Brasileiro.

Raphael Claus e outros foram apitar no exterior

O bom momento desses árbitros os levaram a voos maiores. O próprio Claus, por exemplo, esteve a frente de uma partida entre Shabab Al-Ahli e Al-Ain pela Liga dos Emirados Árabes Unidos. Ramon Abatti recentemente também esteve no comando de dois jogos da Premier League da Arábia Saudita.

Isso faz parte de um intercâmbio de experiências entre a CBF e a entidade que rege o futebol saudita.