Presidente Leila Pereira explica como será a atuação do Palmeiras no mercado

O Palmeiras não deve ser muito ativo no mercado para a próxima temporada. Na segunda-feira (14), a presidente Leila Pereira concedeu entrevista coletiva na Academia de Futebol e falou como será o planejamento do clube visando a temporada de 2023 para a chegada e saída de atletas.

Assim como o técnico português Abel Ferreira, a dirigente reforçou que o objetivo é manter a base da equipe que foi campeã do Brasileirão e confirmou que o clube irá manter a política de investimento em apenas contratações pontuais.

“O perfil vai continuar o mesmo, o que vai mudar é a quantidade, exatamente como o Abel já explicou para vocês. São poucas contratações que faremos para a próxima temporada. O Palmeiras tem um planejamento, e por isso que temos tanto sucesso. O Abel tem um plano e o Palmeiras tem um planejamento. Estamos cumprindo exatamente o que foi planejado para esse ano, e para o ano que vem serão contratações pontuais” disse Leila Pereira.

No fim do mês passado, o técnico Abel Ferreira afirmou que o Verdão deve buscar “um ou dois” reforços durante a janela de contratações. Jogadores como José López e Bruno Tabata foram contratados no meio do ano e já eram avaliados como peças do planejamento de 2023.

Ao ser questionada sobre a política de investimentos, Leila disse o clube vai manter o padrão que já vem sendo adotado nos últimos anos.

“A gente negocia caso a caso, vamos continuar com pés no chão, sem fazer loucura, mas sempre em busca dos melhores nomes e das melhores condições para o Palmeiras. Isso é importante deixar claro para o torcedor para não criar expectativas porque no inicio da minha gestão foi uma loucura, vocês viram o torcedor com uma ansiedade enorme. Não quero criar expectativas para o nosso torcedor”.

Mas, para a próxima temporada a política de não negociar jogadores considerados titulares pelo técnico Abel Ferreira deve mudar. Durante o ano de 2022, a mandatária se comprometeu a não aceitar propostas por jogadores titulares e avaliados como fundamentais para o elenco, como nos casos de Danilo e Rony.

Agora, porém, a dirigente admite a necessidade de negociar algum jogador, como alternativa para criar novas receitas para o clube.

“Uma das grandes fontes de receita é a venda de atletas. Dentro do planejamento pensamos também nesse ponto. Todo clube precisa de receita nova e uma delas é a venda de atletas. Sem mexer na nossa espinha dorsal” explicou a presidente.

Quem chega e quem sai do Palmeiras?

Chegadas:

Como já informado pelo técnico Abel Ferreira, apenas “um ou dois reforços” podem chegar ao clube. Já que a ideia é manter o maior número possível de atletas que já pertencem ao grupo para o próximo ano. Com isso, o clube só vai se mexer em caso de saídas. No momento ocorre apenas uma monitoração de mercado.

Saídas:

Gustavo Scarpa se despediu oficialmente do clube na tarde desta terça-feira (15). O meia partiu rumo à Inglaterra, onde defenderá o Nottingham Forest.

Quem pode sair?

Danilo

Importante no esquema de jogo do técnico português Abel Ferreira, o jogador não tem permanência garantida no clube. Ainda não houve proposta oficial, mas o jovem foi alvo de sondagens de times europeus ao longo do ano. Se houver oferta superior ao esperado, o meia pode sair.

Rafael Navarro

Com as chegadas de López e Merentiel no meio do ano para a disputa para a posição de centroavante, o clube já conta Rony, que também pode exercer essa função, e a joia Endrick, que começou a ganhar sequência. Com a falta de espaço, Rafael Navarro pode ser negociado depois de ter atuado em 48 partidas, sendo apenas 13 como titular, e ter marcado sete gols e três assitências.

Kuscevic

O zagueiro perdeu espaço na equipe com a chegada de Murilo, que assumiu uma das vagas titulares da posição, além de outros estrangeiros, já que regulamento do futebol brasileiro permite que apenas cinco sejam relacionados por partida. Logo, a prioridade é de jogadores que atuem com mais frequência que o chileno, que pode se despedir ao final do ano por conta disso.

Jorge

A firmação de Piquerez como titular e a ascensão de Vanderlan na lateral-esquerda fizeram com que o atleta perdesse espaço e se tornasse apenas a terceira opção. Também por conta de algumas lesões, foi pouco utilizado na temporada e deve ter o vínculo reavaliado pela diretoria. Foram 22 jogos, 18 como titular, e nenhum gol marcado.

Jogadores com o contrato renovado

Lateral-direito Mayke

Goleiro Marcelo Lomba

Atacante Rony

Jogadores que aguardam a renovação de contrato

Zagueiro Luan

Lateral-direito Marcos Rocha

Atacante Dudu