Palmeiras já sabe o que fazer para buscar o título brasileiro

O título mais cobiçado nacionalmente é o Campeonato Brasileiro e a glória de levantar a taça não é para qualquer um. O Palmeiras, time mais vitorioso da competição, está na briga pelo 12º troféu da Série A. Apesar do esforços, o plantel comandado por Abel Ferreira terminou o primeiro turno na vice-liderança com 34 pontos, 13 a menos que o líder, o Botafogo.

O Glorioso conseguiu atingir um feito histórico ao término do primeiro turno. Com 47 pontos e na liderança, o Botafogo protagonizou a melhor campanha nas 19 primeiras rodadas da competição desde a adoção dos pontos corridos. Contudo, o Palmeiras, que não se deixa abater, precisa fazer o segundo turno impecável para pensar em retirar o título do alvinegro.

Após a adoção dos pontos corridos, há 20 anos atrás, apenas oito clubes conquistaram o Campeonato Brasileiro. Dentre os vitóriosos está o Palmeiras, que ergueu o título nos anos de 2016, 2018 e 2022. Não ironicamente, o plantel paulista foi campeão quando fez seus melhores segundos turnos, ou seja, o Verdão ainda pode reverter as colocações da atual competição.

Campanhas do Palmeiras no 2º turno

Na conquista de seu nono título do Brasileirão, em 2016, o clube paulista contabilizou 36 pontos no primeiro turno, mas não parou por aí. Nas 19 rodadas finais o Verdão teve 77,2% de aproveitamento e conquistou 44 pontos. Campeão com 80 pontos, o Palmeiras conseguiu abrir nove pontos do segundo colocado, o Santos.

Por outro lado, em 2018, a situação foi bem desfavorável para o Palmeiras, mas o plantel reverteu a vantagem e faturou mais um título. Terminando o primeiro turno em sexto lugar com 33 pontos, oito a menos que o líder São Paulo, o alviverde fez campanha impecável no segundo turno. O Verdão somou 47 pontos dos 57 possíveis e foi campeão daquele ano com os mesmos 80 pontos de 2016.

Por fim, em 2022, o Palmeiras só precisou fazer o dever de casa para ser hendecampeão. Ao finalizar o primeiro turno na liderança, com 39 pontos, a equipe de Abel Ferreira se manteve constante e deslanchou no segundo turno. Em resumo, no segundo semestre da competição, o alviverde faturou 42 pontos e terminou a competição com 81 pontos e seu 11º título do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras pode sonhar?

Nas vezes em que foi campeão durante a era dos pontos corridos, o Palmeiras somou de 80 pontos em diante. Com 34 pontos na temporada atual, o clube paulista precisaria em média fazer mais 36 pontos dos 57 que ainda restam. Além disso, o time de Abel Ferreira teria que torcer por vários tropeços do Botafogo, atual líder da competição.

Sobretudo, com 13 pontos de diferença, o Botafogo precisaria perder cerca de cinco jogos a mais que o Palmeiras para que o Verdão ultrapassasse o Glorioso. Assim, a tarefa do alviverde paulista é complicada, mas nada é impossível para a comissão técnica de Abel Ferreira. No primeiro turno, o Fogão venceu os paulistas no Allianz Parque por 1 a 0.

No próximo sábado (19), o Palmeiras terá seu primeiro desafio do segundo turno. O Cuiabá, 8º colocado com 28 pontos, recebe o Verdão pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será realizado às 18h30 (Horário de Brasília), na Arena Pantanal.