Arena Pantanal: a casa do futebol no Mato Grosso

A Copa do Mundo de 2014 deixou um legado para o Brasil em termos de estádios. Afinal de contas, para além daqueles que foram reformados, muitos foram construídos do zero e, hoje, são grandes atrações no futebol brasileiro. E um exemplo disso é justamente a Arena Pantanal, a casa do futebol no Mato Grosso.

Em 2007, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que o Brasil seria a sede da Copa do Mundo de 2014. A partir daí, começaram as movimentações para que o país estivesse estruturalmente preparado para o evento. Nesse meio tempo, começou-se a se pensar, então, na construção da Arena Pantanal.

Localizada em Cuiabá, capital do Mato Grosso, a Arena Pantanal foi inaugurada em 2014 – justamente no ano do Mundial. Apesar de ser conhecido principalmente pelas partidas do Cuiabá, hoje na Série A do Campeonato Brasileiro, o estádio conta com outros quatro clubes como mandantes.

Estamos falando de Cuiabá Arsenal, Mixto Esporte Clube, Operário Futebol Clube e Clube Esportivo Dom Bosco. O Cuiabá Esporte Clube, no entanto, é sem sombra de dúvidas a equipe do Mato Grosso mais expressiva, atualmente, a jogar no estádio – justamente por disputar a primeira divisão.

História e projeto da Arena Pantanal

Como já citado anteriormente, a história da Arena Pantanal surge quase como uma demanda para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, mais do que isso, veio para ser símbolo de uma renovação do futebol do Mato Grosso, não à toa substituiu a antiga maior arena do estado: o Estádio Governador José Fragelli.

Em suma, a Arena Pantanal deu uma nova, e muito mais moderna, cara para o Estádio Governador José Fragelli. Aumentou a capacidade, melhorou a estrutura, incrementou o gramado – fez de tudo para que a capital do Mato Grosso pudesse, também, ser vista com bons olhos no futebol em nível nacional.

O projeto da Arena Pantanal foi feito pela empresa paulista GCP Arquitetos. Ele se diferencia não apenas pela arquitetura, muito semelhante à dos estádios ingleses, como também pela ideia de adaptação ao clima local e conceito sustentável e flexível – os quais compõem uma arena multiuso, que vai para além do futebol.

O estádio atendeu a todas as exigências da FIFA, justamente para que pudesse ser utilizado na Copa do Mundo. Além disso, conta com diversas áreas verdes ao seu redor, assim como prioriza a ventilação da arena como um todo, uma vez que, em Cuiabá, as temperaturas costumam ser bem altas.

Grandes partidas de futebol disputadas na Arena Pantanal

O fato de ser um estádio muito novo, com pouco mais de oito anos de existência, não quer dizer que a Arena Pantanal não possui grande expressão para o futebol nacional. Muito pelo contrário, foi palco de jogos de Copa do Mundo logo em seu primeiro ano de existência e, também, da histórica campanha de acesso do Cuiabá Futebol Clube.

Na Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal recebeu, ao todo, quatro partidas. Todas elas são referentes à fase de grupos. Jogaram em Cuiabá Chile x Austrália (3 x 1), Rússia x Coréia do Sul (1 x 1), Nigéria x Bósnia e Herzegovina (1 x 0) e Japão x Colômbia (1 x 4). Praticamente todas as partidas tiveram um público de cerca de 40 mil torcedores.

Em 2016, a Arena Pantanal acabou não sendo selecionada para sediar as partidas de futebol (masculino e feminino) dos Jogos Olímpicos. No entanto, serviu como centro de treinamento para as delegações, assim como outros estádios brasileiros, a exemplo do Castelão e Beira-Rio.

Vale ressaltar ainda que, por diversas vezes, desde que foi inaugurada, a Arena Pantanal foi utilizada nas decisões do Campeonato Mato Grossense. Em 2022, por exemplo, o Cuiabá foi campeão jogando em casa, em uma goleada por 4 a 0 em cima do União de Rondonópolis.

Detalhes e curiosidades sobre a Arena Pantanal

A Arena Pantanal foi inaugurada no dia 2 de abril de 2014, pouco antes da Copa do Mundo. O jogo de abertura ficou entre Mixto, time do Mato Grosso, e Santos. Curiosamente, ninguém marcou na inauguração do maior estádio do Mato Grosso, uma vez que a partida terminou empatada em 0 a 0.

Atualmente, a capacidade da Arena Pantanal é de 44.097 espectadores. O público recorde do estádio não aconteceu em um jogo de Copa do Mundo. Muito pelo contrário, foi em uma partida válida pelo envolvendo Cuiabá e Operário – sendo que o Operário venceu pelo placar de 1 a 0.

O fato de ser uma arena multiesportiva faz com que a Arena Pantanal seja utilizada, também, em outros esportes. Em 2015, por exemplo, o estádio recebeu uma partida de Futebol Americano, em uma disputa entre Cuiabá Arsenal e Coritiba Crocodiles.