Millennium Stadium: casa do rugby e do futebol no País de Gales

O País de Gales pode não ser a maior potência futebolística do mundo ou possuir a mais forte liga nacional, mas é inegável o quão apaixonados são pelo futebol. Isso acaba se refletindo não apenas nos grandes jogadores que ali se formam, a exemplo de Gareth Bale, como também, de certa forma, nos próprios estádios. E lá, o mais importante deles é o chamado Millennium Stadium.

O Millennium Stadium é nada mais nada menos do que o principal estádio de futebol do País de Gales. Também chamado de Estádio do Milênio, ele fica localizado na cidade de Cardiff, a capital do país bretão, e é um dos poucos no Reino Unido a ser avaliado em cinco estrelas pela Federação Europeia de Futebol (UEFA).

No entanto, diferente de outros estádios famosos, o Millennium Stadium não é focado, necessariamente, em partidas de futebol. Ele, de fato, sedia alguns jogos do esporte, mas o seu principal destaque é nada mais nada menos do que o Rugby. Não à toa, trata-se da casa oficial da Seleção Galesa de Rugby.

Ainda assim, em pouco mais de duas décadas de existência, o Millennium Stadium já foi palco de grandes partidas – dentro e fora do futebol. Trata-se de um templo dentro do País de Gales, uma grande atração turística e esportiva que é utilizada para celebrar dois dos esportes mais praticados no país.

A história do Millennium Stadium

Como já citado anteriormente, o Millennium Stadium é um estádio relativamente recente, com pouco mais de duas décadas de existência. Ele foi construído em 1999, justamente no local onde ficava o antigo Estádio Nacional (também chamado de National Stadium), mais especificamente no Cardiff Arms Park.

Assim como muitos dos estádios já citados no Portal dos Times, o Millennium Stadium também nasceu para sediar uma Copa do Mundo – mas não de futebol, e sim de Rugby. O espaço foi construído justamente para abrigar as partidas da Copa do Mundo de Rugby de 1999, quando o País de Gales foi uma das sedes.

Vista aérea do Millenium Stadium

O processo de construção do estádio, no entanto, foi um tanto quanto turbulento. A começar pelo fato de que o investimento inicial era considerado baixo para os padrões da época. Além disso, houveram também investimentos tirados dos Cofres Públicos e até mesmo empréstimos que deixaram a empresa responsável endividada.

Apesar das dificuldades, o fato é que o Millennium Stadium conseguiu sair do papel a tempo de sediar partidas da Copa do Mundo de Rugby. No entanto, esse não foi o único grande evento que aconteceu naquelas instalações, as quais voltariam a ser utilizadas em competições ainda maiores posteriormente.

Grandes partidas e eventos sediados pelo Millennium Stadium

O fato é que, comparado com outros grandes estádios da Europa, o Millennium Stadium é pouco utilizado para partidas de futebol. Isso, no entanto, não faz com que ele tenha deixado de sediar importantes jogos do esporte ao longo de suas duas décadas de existência – muito pelo contrário, na verdade.

Em 2012, o Millennium Stadium recebeu algumas das partidas dos Jogos Olímpicos de Londres. Por estar localizado no Reino Unido, o País de Gales acabou fazendo parte também da estrutura geral dos jogos, que se estendeu para além da cidade londrina – como alguns podem imaginar.

Na fase de grupos, o Millennium Stadium abrigou as partidas entre Grã Bretanha x Uruguai, México x Suíça e Brasil x Egito. Já na fase mata-mata, somente duas partidas foram disputadas lá: Grã Bretanha x Coréia do Sul (nas quartas de final) e Coreia do Sul x Japão (na disputa pela medalha de bronze).

Além disso, em 2017, o Millennium Stadium também foi palco da final da Liga dos Campeões da Europa, pela primeira vez em sua história. O País de Gales recebeu a partida entre Real Madrid e Juventus, na qual os merengues acabaram saindo vitoriosos pelo elástico placar de 4 a 1.

Detalhes do Millennium Stadium

O Millennium Stadium é não apenas o principal estádio do País de Gales como, também, o maior. Ele possui capacidade para 74,5 mil espectadores e tem seu campo totalmente coberto por grama natural.

Um dos pontos de destaque em sua estrutura está justamente na parte de cima. O Millennium foi o segundo estádio da Europa a ter um teto móvel, sendo o maior do mundo a possuir essa característica.