FIFA se rende ao petróleo e atrapalha rivais da Arábia Saudita na disputa pela Copa de 2034

A Arábia Saudita pode ter a única candidatura para a Copa do Mundo de 2034. A Fifa comunicou na última quinta-feira (5) que os países da Ásia e da Oceania têm até o dia 31 de outubro para oficializar suas candidaturas.

A Austrália cogita entrar na briga para sediar o Mundial, mas por enquanto a única candidatura é a dos árabes.

Arábia Saudita sede da Copa?

Na última quarta-feira (4), a entidade máxima do futebol mundial já havia informado que apenas países da Ásia e da Oceania poderiam lançar candidaturas para a Copa do Mundo de 2034. A decisão foi tomada após a definição da sede de 2030.

Com isso, a Arábia Saudita já manifestou interesse em receber o evento. O país cogitou lançar uma candidatura para 2030, mas aposta seu investimento para daqui 11 anos.

O diretor-executivo da Federação Australiana de Futebol, James Johnson, pretende lançar uma candidatura. A ideia é conseguir mais um país para unir na disputa, como aconteceu na Copa do Mundo Feminina deste ano, que foi realizada junto à Nova Zelândia.

“Reconhecemos a comunicação da Fifa em relação à Copa do Mundo de 2034 e estamos encorajados porque, após o enorme sucesso da Copa do Qatar 2022 e da Copa do Mundo Feminina 2023, a família do futebol da Ásia e da Oceania terá mais uma vez a oportunidade de mostrar sua capacidade de acolher o mundo e sediar os melhores torneios da Fifa”, confirmou

Porém, a Federação teme repetir o cenário da escolha do Mundial em 2022. Naquele caso, a Austrália gastou cerca de 46 milhões de dólares (R$ 133 milhões, na cotação atual) de dinheiro público e recebeu diversas críticas após a escolha do Catar como sede.

Com isso, a candidatura da Austrália segue indefinida. Após a oficialização das propostas, os candidatos devem apresentar um projeto até julho de 2024.