Essa notícia prova que a pipocada do Botafogo no Brasileirão foi histórica

O Botafogo encerra a temporada de 2023 com uma decepção evidente em mãos, praticamente descartando a melhor oportunidade de ficar com a taça do Campeonato Brasileiro. Com a campanha no ano, o Fogão entrará para a história do torneio, se desdobrando entre destaque negativo. O clube possui a equipe que por mais tempo liderou a Série A, mas ainda assim, não será campeã.

Vale ressaltar que o Botafogo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro ainda na terceira rodada, quando derrotou o Flamengo, no Maracanã. Na época, a expectativa sobre o time já era grande. A equipe quase alcançou a perfeição em resultados, com 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. No entanto, a queda de rendimento surgiu no segundo turno.

Com os importantes números, o Botafogo ficou na liderança até a 32ª rodada, quando atingiu a maior decepção. Com a 18ª pior campanha do segundo turno, contando com quatro vitórias, sete empates e sete derrotas, o clube carioca caiu para a quinta posição, completamente distante da possibilidade de ficar com a taça ao final da 38º rodada do Campeonato Brasileiro.

Botafogo se prepara para o último desafio do ano

As 30 rodadas ocupando a primeira posição, superaram os recordes negativos desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos com 20 clubes. Como comparação, ainda em 2008, o São Paulo garantiu a taça do torneio, mesmo após 18 rodadas do Grêmio na liderança, ao longo do campeonato. O Tricolor gaúcho encerrou a participação na segunda posição.

Em 2009 não foi diferente, e surgindo como uma surpresa, a torcida do Flamengo foi quem pôde comemorar a taça. O clube carioca tomou a primeira posição após na 37ª rodada. O Palmeiras foi o líder do Campeonato Brasileiro por 17 rodadas, encerrando a participação em quinto. O Botafogo ainda entra em campo nesta quarta (6), diante do Internacional no Beira-Rio.