Beira-rio: a lendária casa do Internacional

Dos grandes estádios do futebol brasileiro, o Beira-Rio é, sem sombra de dúvidas, um dos mais marcantes. Casa do Sport Club Internacional, trata-se de uma arena com mais de meio século de existência, a qual já foi palco de algumas das principais decisões da história do time Colorado.

Localizado na cidade gaúcha de Porto Alegre, às margens do Rio Guaíba (característica que rendeu ao estádio o seu nome), o Beira-Rio é o décimo maior estádio de futebol do Brasil. Ele foi inaugurado em 1969 e chegou a ter capacidade para mais de 100 mil torcedores – número que acabou diminuindo bastante com o passar dos anos.

Oficialmente, o Beira-Rio se chama Estádio José Pinheiro Borda. O nome é uma homenagem ao histórico português membro do conselho deliberativo do Internacional, o qual foi fundamental para a construção definitiva da casa do Colorado, mas nunca aceitou assumir o cargo de presidente.

Em pouco mais de cinco décadas de existência, o estádio Beira-Rio já foi palco de grandes partidas do futebol. Não apenas o Internacional passou e fez história por lá como, também, a própria Seleção Brasileira, a qual realizou algumas partidas no local. Tudo isso contribuiu, de certa forma, para a construção de uma aura de grandeza ao redor da arena.

A curiosa história de surgimento do estádio Beira-Rio

Em suas primeiras décadas de existência, o Sport Club Internacional teve como uma das casas o chamado Estádio dos Eucaliptos. Na década de 1950, no entanto, quando a equipe já possuía mais de quatro décadas de existência, verificou-se a necessidade da construção de um novo estádio. Foi aí que começou a surgir a ideia do Beira-Rio.

Para sair do papel, o estádio Beira-Rio dependeu de uma ação coletiva chamada de Campanha do Tijolo. Esta foi lançada pelo próprio clube com o objetivo de arrecadar recursos para a construção da nova casa do Internacional, por meio da venda de carnês. O movimento, felizmente, acabou sendo um sucesso – mas não como se esperava.

Isso porque os torcedores do Colorado, inicialmente, não entenderam muito bem o nome da campanha e, ao invés de comprarem os carnês com dinheiro, começaram a doar tijolos e outros materiais de construção ao Beira-Rio. Até mesmo Falcão chegou a levar tijolos para o Internacional, muito antes de ser ídolo do clube.

Com a ajuda de materiais de construção, alguns carnês e até mesmo mão de obra gratuita de torcedores que aceitaram trabalhar de graça em suas folgas, o Beira-Rio começou a sair do papel. A estaca fundamental para a construção do estádio foi colocada em 1959, mas somente 10 anos depois a arena viria a estar concluída.

A partida de inauguração do estádio Beira-Rio

A partida de inauguração do estádio Beira-Rio ocorreu no dia 6 de abril de 1969. O clube realizou um amistoso internacional contra o Benfica, de Portugal – terra do histórico José Pinheiro Borda. Mesmo jogando contra o lendário Eusébio, na época jogador da equipe portuguesa, o Colorado conseguiu sair vitorioso.

O amistoso de inauguração terminou em 2 a 1 para o Internacional. Claudomiro fez o primeiro gol da história do Beira-Rio. Eusébio empatou para o Benfica e Gilson Porto decretou a vitória do Colorado na estreia do estádio.

Grandes partidas do estádio Beira-Rio

Ao longo das mais de cinco décadas de existência, o estádio Beira-Rio já recebeu grandes partidas de futebol. Ao todo, já foram mais de 30 títulos conquistados pelo Internacional jogando em seu estádio. O primeiro, inclusive, foi conquistado no ano de inauguração (1969), referente ao Campeonato Gaúcho.

O Brasil também já disputou diversas partidas dentro do Estádio Beira-Rio. A primeira ocorreu também em 1969, durante o festival de inauguração da casa do Internacional, um amistoso contra o Peru que terminou em 2 a 1 para o Brasil. Depois disso, o time canarinho viria a jogar ainda mais de 10 vezes no local.

Dentro do Beira-Rio, a seleção brasileira já disputou amistosos e Eliminatórias da Copa do Mundo (2005, 2009 e 2021). O auge internacional do estádio, no entanto, talvez tenham sido as partidas disputadas nele durante a Copa do Mundo de 2014 (para o qual a arena foi totalmente reformada).

Em 2014, o Beira-Rio recebeu os confrontos entre França x Honduras, Austrália x Holanda, Coreia do Sul x Argélia e Nigéria x Argentina na fase de grupos. No mata-mata, foi palco de um único confronto: a dura partida entre Alemanha x Argélia, a qual terminou em 2 a 1 para os alemães (os quais vieram a ser campeões posteriormente).

Detalhes e curiosidades do estádio Beira-Rio

Em sua história, o Beira-Rio passou por uma restauração completa no ano de 2004 e uma reforma em 2010 visando a Copa do Mundo de 2014. O estádio, que chegou a comportar mais de 100 mil pessoas, hoje em dia tem capacidade para 50.942 espectadores, sendo o décimo maior estádio de futebol do Brasil.

O maior público da história do estádio aconteceu em 17 de junho de 1972. Naquela data, incríveis 106.554 pessoas foram até o Beira-Rio para assistir o amistoso entre a Seleção do Rio Grande do Sul e a Seleção Brasileira, a qual terminou empatada em 3 a 3. Competitivamente, Internacional 1 x 1 Grêmio em 30 de maio de 1971 foi o maior público da história do estádio: 85.072 pessoas.