Entenda por que a saída de Sergio Busquets marca o fim de uma era no Barcelona

O Barcelona está próximo de encerrar uma era na história do clube. O volante Sergio Busquets anunciou na última quarta-feira (10) que não vai deixar o clube catalão ao final do seu contrato nesta temporada.

Com a saída do jogador de 34 anos, o Barcelona não terá mais nenhum atleta da equipe treinada por Pep Guardiola entre 2008 e 2013, uma das melhores da história do futebol.

Saída de Busquets do Barcelona

Apesar de o clube ter oferecido uma renovação de contrato, o jogador optou pela saída ao final da atual temporada. Formado nas categorias de base do Barcelona, ele atuou na equipe profissional durante 15 anos, fazendo sua estreia na temporada 2008/2009 — a primeira de Guardiola como técnico.

“O clube da minha vida, pelo qual eu fui, sou e sempre serei um torcedor, membro, torcedor, capitão e pude superar 700 partidas. Tem sido uma honra, um sonho e um orgulho. E significou tudo defender e representar este escudo por tantos anos. Mas tudo tem um início e um fim. E por mais que não tenha sido uma decisão fácil, acredito que chegou o momento”, disse Busquets em comunicado oficial

O volante espanhol de 34 anos tem propostas de alguns times pelo mundo. Segundo o jornal espanhol AS, o destino mais provável é o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

O clube saudita também tenta a contratação de Lionel Messi e acredita que a proximidade entre as famílias dos jogadores pode ser um trunfo para convencer o argentino. Além do Al-Hilal, o Inter Miami, da MLS, é um dos clubes interessados em contar com o veterano.

Busquets disputou 719 partidas com a camisa do Barcelona até o momento, fazendo dele o terceiro jogador que mais atuou pelo clube — atrás de Xavi e Messi. O volante conquistou 31 títulos e, se confirmada a conquista da La Liga nesta temporada, ele se tornaria o segundo maior vencedor da história do clube ao lado de Iniesta, ficando atrás apenas de Messi.