Em ritmo de despedida, treinador do Sub-20 é homenageado pelo São Paulo

O São Paulo fez questão de parabenizar, em suas redes sociais, o técnico Alex, que comanda o Sub-20, e está completando nesta quarta-feira (14/9) 45 anos de idade. O seu trabalho em Cotia, no Centro de Formação de Atletas do Tricolor, ganhou ainda mais destaque na atual temporada pelo número de jogadores da base aproveitados por Rogério Ceni no time profissional ao longo de 2022.

Alex foi uma escolha pessoal de Muricy Ramalho, ex-treinador do São Paulo, que atualmente é o coordenador técnico do clube. Por sua inteligência dentro e fora de campo, o ídolo de Cruzeiro e Palmeiras, entre outros clubes que atuou profissionalmente, iniciou sua carreira de técnico em janeiro de 2021, comandando o Sub-20 do Tricolor na badalada Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O acordo firmado entre São Paulo e Alex foi pelo período de dois anos, com término previsto para dezembro de 2022. E o atual treinador do Sub-20 do Tricolor já afirmou para a diretoria do clube que não pretende continuar trabalhando nas categorias de base.

Com a experiência adquirida na formação de atletas do São Paulo, ao longo de dois anos, Alex entende que chegou o momento de dar um passo maior na carreira de treinador. E o seu objetivo, a partir de 2023, é assumir o profissional de algum clube.

Neste ano, o Avaí chegou a sondar Alex para assumir o comando da equipe no Campeonato Brasileiro. Mas ele recusou e preferiu cumprir seu contrato com o São Paulo. Também foi procurado por Jorge Jesus, novo treinador do Fenerbahçe-TUR para ser seu auxiliar, mas também recusou a oferta.

Mudança de planos


Alex, esbanjando sinceridade, agradeceu tudo o que o São Paulo e Muricy Ramalho fizeram por ele neste início de nova carreira no futebol. Mas já tem tudo planejado para a próxima temporada e nunca escondeu o seu desejo de ninguém.

– Já falei para o São Paulo que vou cumprir o meu contrato até o fim (dezembro) e vou para o mercado. Se alguém me der oportunidade, começo na equipe principal. Como sub-20, esse vai ser o meu último ano´´, ressaltou Alex.

A ideia de Muricy Ramalho, em princípio, era transformar Alex em substituto imediato de Rogério Ceni, assim que o atual treinador do São Paulo mudasse de ares. Porém, o comandante do Sub-20 sabe que a torcida idolatra o ex-goleiro e não quer ficar esperando um longo tempo para ser o técnico principal do Tricolor.

Com a saída de Alex no final da atual temporada, o São Paulo já corre atrás de um substituto para comandar o Sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023. O primeiro nome, aprovado por unanimidade entre os dirigentes, era o de Kaká, que vem fazendo cursos e se prepara para ser treinador. Porém, o garoto revelado nas categorias de base do clube entende que ainda é cedo, inclusive, para comandar a garotada da base do Tricolor.

Sem conseguir convencer Kaká, de imediato, o outro nome que está mais perto de um acordo para substituir Alex é o de Belletti. O ex-jogador de Cruzeiro, Seleção Brasileira, São Paulo e Barcelona, entre outros clubes, tem sido visto com frequência no Centro de Treinamentos de Cotia. Ele também fez diversos cursos com o objetivo de ser treinador de futebol.

Belletti admite que chegou a conversar com a diretoria do São Paulo a respeito do assunto. Mas, apesar de pessoas dentro do clube assegurarem que ele será o novo comandante do Sub-20, o ex-jogador prefere despistar e ressalta que o assunto segue sendo debatido, mas, pelo menor por enquanto, não existe nenhuma definição oficial. O martelo ainda não foi batido pelas duas partes.