Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 devem ser diferentes

As Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 da América do Sul deve ter um novo formato. Modelo utilizado até 1994 está em pauta.

Capitães das seleções estão discutindo um novo formato no torneio após a mudança de 32 para 48 equipes participantes no mundial. Atualmente, as eliminatórias contam com 10 nações, jogando todas contra todas em turno e returno.

Em entrevista ao ge, o capitão da seleção brasileira, o zagueiro Thiago Silva falou sobre o assunto e comparou com as Eliminatórias da Europa.

“Não são os 18 jogos, mas as viagens que fazemos. É uma quilometragem muito grande em relação aos europeus que jogam próximos entre si. Isso é um desgaste muito grande. Além do clima, totalmente diferente do que estamos acostumados na Europa”, disse.

Também em entrevista ao ge, o atacante e capitão da Bolívia, Marcelo Moreno disse que a decisão cabe à FIFA, entidade máxima do futebol, mas que apoia a decisão.

“A gente teve uma reunião com a Fifa e parece que vai ter uma alteração no formato das Eliminatórias. Quem sou eu para mudar isso? A ordem vem lá de cima. A Fifa é quem decide, mas eu acho bom, válido, vai ser interessante, porque os jogadores não vão estar se deslocando muito tempo viajando e voltando para as seleções”, comentou.

Relembre o formato utilizado nas Eliminatórias da Copa do Mundo da América do Sul

Até a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, as Eliminatórias Sul-Americanas eram divididas por dois grupos, com cinco em cada, que duelavam com as seleções de sua respectiva chave, em partidas de ida de volta, ou seja, entrando em campo oito vezes.

Por fim, o tema será discutido mais uma vez nesta quinta-feira (31), quando ocorre o Congresso da FIFA. No dia seguinte, será realizado o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.