Cuiabá inicia Sul-Americana com objetivo de fortalecer sua marca internacionalmente

Ideia do Dourado é aproveitar participação na competição sul-americana para fazer com que o time auriverde e o futebol mato-grossense ganhem maior projeção na América do Sul

O Cuiabá estreia nesta quarta-feira (3), às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal, diante do Lanús-ARG, na Copa Sul-Americana, com o intuito de usar a participação na competição continental para fortalecer ainda mais sua marca, sobretudo, fora do país.

Tido como um clube organizado no cenário nacional, o Dourado enxerga a competição como uma boa oportunidade de dar maior projeção para o futebol mato-grossense e também fortalecer ainda mais sua marca aos olhos dos países sul-americanos.

“Ter o Cuiabá disputando um torneio desse tamanho é importante para os nossos patrocinadores e também valoroso para o Estado do Mato Grosso. É significativo participar de uma competição como esta porque isso contribui para a internacionalização da marca”, afirma Cristiano Dresch, presidente do Dourado.

No início do ano, um estudo de valuation realizado pela SportsValue considerou que a marca da equipe mato-grossense estava estimada em R$ 311 milhões. No período de um ano, o clube conseguiu ter um aumento de quase R$ 70 milhões em relação a 2022.

“Nosso foco principal é investir em infraestrutura e na qualificação das pessoas que estão no clube porque esse é o grande patrimônio do Cuiabá”, acrescentou o mandatário, que implementou uma série de melhorias nas instalações do clube e ainda este ano pretende finalizar a reforma do novo CT Manoel Dresch, que custaram cerca de R$ 50 milhões.

Terceira participação

Será a terceira participação do Cuiabá na competição, a segunda neste formato de disputa. Em 2016, o clube foi eliminado pela Chapecoense, na segunda fase – quando não havia a separação por grupos. Depois, em 2022, caiu em um grupo com Racing, Melgar e River Plate-URU e também não conseguiu avançar. Agora, na atual edição, além dos argentinos, o time cuiabano terá pela frente o Metropolitanos-VEN e o Deportivo Garcilaso-PER.

Como vem o adversário

O Lanús completou 109 anos em três de janeiro e é bicampeão argentino (2007 e 2016). O clube também já faturou a Sul-Americana, em 2013, e foi vice, em 2020, quando perdeu para o Defensa y Justicia por 3 a 0 na final. O clube grená também ficou com o vice da Copa Libertadores, derrotado pelo Grêmio, em 2017.

Liderada pelo técnico argentino Ricardo Zielinski desde o ano passado, o Lanús lidera o Grupo B da Copa da Liga Argentina, com 23 pontos, na atual temporada. São sete vitórias, dois empates e apenas três derrotas. O clube detém o quarto melhor ataque da competição com 19 gols, sendo o experiente Walter Bou, de 30 anos, o maior goleador com seis tentos anotados.

Dourado bem preparado

O Cuiabá, por sua vez, venceu o primeiro jogo da decisão do Campeonato Mato-grossense por 1 a 0 do União Rondonópolis. O jogo da volta é no sábado, dia 06, em Rondonópolis. O clube detém também o melhor ataque do Estadual, com 26 gols, sendo o atacante Pitta, o melhor marcador, com seis, seguido por Deyverson, com quatro tentos.

O time auriverde também disputa a Copa Verde, onde enfrentará, na semifinal, o Vila Nova-GO. Assim como no torneio estadual, o Dourado também ostenta o melhor ataque no regional, com 13 gols. Nas quartas de final, não tomaram conhecimento do Brasiliense e venceram as duas partidas com duas goleadas por 4 a 1.

De olho na premiação

Nesta temporada, o campeão da Sul-Americana pode desembolsar um valor superior a R$ 40 milhões. No ano passado, o Fortaleza faturou R$10 milhões pelo vice-campeonato.

A competição tem alcançado um protagonismo cada vez maior por conta das equipes que disputam. Além do Cuiabá, outros seis brasileiros estarão na competição: Internacional e Athletico-PR, ambos campeões do torneio, Cruzeiro, Fortaleza, Corinthians e Bragantino.