CBF pode reconhecer outro título brasileiro terminando torneio que “segue sem acabar” há quase 40 anos

O reconhecimento de títulos brasileiros do passado tem gerado muito assunto e repercussão. Recentemente, a CBF tem recebido ofícios de algumas federações e clubes para o reconhecimento de títulos nacionais.

Dessa vez, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) enviou um relatório com uma sugestão para determinar o campeão brasileiro da “Série B” de 1986.

CBF e título brasileiro

Naquele ano, a Série B só tinha o objetivo de definir os quatro clubes que seriam promovidos para a elite do futebol brasileiro. Ou seja, não havia a determinação de um campeão.

Desse modo, Treze-PB, Central-PE, Inter de Limeira e Criciúma foram as equipes que subiram para a Série A após liderarem os respectivos grupos, mas nenhuma foi declarada campeã. As diretorias dos clubes já enviaram um pedido para a CBF em busca do reconhecimento da conquista.

Diante desse cenário, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, enviou um ofício à CBF para sugerir uma solução para a situação. Ele propôs a realização de um torneio com os quatro times.

A competição teria semifinal e jogo único para determinar o campeão da Série B do campeonato brasileiro de 1986. A CBF recebeu o pedido e está analisando a proposta.

A sugestão do mandatário da FCF divide opiniões entre os clubes. O diretor de futebol do Central, Sivaldo Oliveira, disse que o pedido é “uma situação sem lógica”. Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, ressaltou que não foi notificado sobre o ofício.