Botafogo age nos bastidores e consegue DOIS jogadores já pra estreia do Carioca

O Botafogo conquistou uma vitória no TJD-RJ, assegurando a liberação do atacante Tiquinho Soares e do lateral-esquerdo Marçal para a estreia no Campeonato Carioca, agendada para esta quarta-feira (17) às 19h, contra o Madureira no Estádio Nilton Santos.

Ambos os jogadores haviam sido sancionados com uma suspensão de cinco partidas durante a temporada de 2023, devido a expulsões no clássico contra o Flamengo. Embora já tivessem cumprido duas partidas na edição anterior do torneio, restavam ainda três jogos a serem completados.

No decorrer do julgamento, a defesa do Botafogo solicitou a conversão da pena em medida socioeducativa, no entanto, tal requerimento foi negado pelo tribunal, uma vez que os jogadores não haviam cumprido metade da pena estipulada.

Diante dessa situação, foi solicitada a reconsideração da decisão com a argumentação de que não é possível fracionar uma penalidade de cinco partidas. Considerando também os desfalques da equipe para a partida de estreia, a presidente do TJD-RJ, Renata Mansur, acatou o pedido.

Como parte da penalidade revista, tanto Tiquinho quanto Marçal terão que doar 100 cestas básicas, destinadas à ajuda humanitária para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro.

John Textor diz SIM, Botafogo passa a “foice” e 10 jogadores saíram do clube

Diego Costa não integrará o elenco do Botafogo na temporada de 2024, tornando-se a décima dispensa do clube alvinegro para este ano, como parte de uma reformulação após o desempenho decepcionante na última edição do Brasileirão. A falta de consenso para a renovação de seu contrato, que expirou em 31 de dezembro, resultou na exclusão do atacante dos planos do clube para o próximo ano.

O rendimento individual de Diego Costa ficou aquém das expectativas, o que se refletiu na ausência de progresso nas negociações com o clube. Durante sua passagem pelo Botafogo entre agosto e dezembro de 2023, o atacante participou de 15 partidas, sendo titular em apenas quatro.

Apesar de ter contribuído com três gols, todos durante a disputa do Brasileirão, a falta de tempo de jogo foi um fator determinante na decisão mútua de não renovar o contrato. Antes de sua passagem pelo Botafogo, o brasileiro naturalizado espanhol atuou pelo Wolverhampton, na Inglaterra, onde marcou apenas um gol em 25 partidas disputadas.

A chegada de Diego Costa ao clube carioca tinha como objetivo substituir temporariamente Tiquinho Soares, que se lesionou durante o Campeonato Brasileiro. Além de Diego Costa, outros nove jogadores do elenco principal não permanecerão para a temporada de 2024.

Lucas Perri e Adryelson foram vendidos ao Lyon, na França, enquanto Philipe Sampaio e Carlos Alberto foram emprestados ao Molenbeek, na Bélgica. Di Plácido, Luis Henrique, Gabriel Pires e Lucas Fernandes não tiveram seus empréstimos renovados.

Victor Cuesta, por sua vez, está em negociação para deixar o clube e não se apresentou para a pré-temporada.