Estádio Heriberto Hülse: a casa do Criciúma Esporte Clube

O Brasil está repleto de estádios que não necessariamente são grandes ou estão nos holofotes das grandes mídias, mas que são conhecidos por serem fervorosos e contarem com uma torcida apaixonada. E esse é justamente o caso do estádio Heriberto Hülse, a casa do Criciúma Esporte Clube.

O Estádio Heriberto Hülse foi inaugurado em 16 de outubro de 1955. Apesar de ser a casa do Criciúma desde o início, na época o clube ainda não possuía esse nome (que é o mesmo da cidade catarinense onde está localizado). Em 1955, o Majestoso, como é chamado, era a casa do Comerciário (que mais tarde veio a se chamar Criciúma).

A inauguração do estádio do Criciúma foi marcada pela partida entre Comerciário e Imbituba, clube que representa uma das cidades do sul de Santa Catarina. Como dificilmente ocorre, o jogo inaugural acabou com resultado negativo para os donos da casa, que perderam por 1 a 0.

Em toda a sua história, o Estádio Heriberto Hülse já recebeu grandes jogos do futebol brasileiro. É considerado como um dos maiores e mais bonitos estádios de Santa Catarina, também por ser a casa de um dos principais clubes do estado. Em quase sete décadas de atividade, inclusive, foi palco de muitas histórias.

Um breve resumo sobre a história do Estádio Heriberto Hülse

O Criciúma é considerado um dos maiores, senão o maior, clube de Santa Catarina. Isso se deve muito por conta do tempo em que o clube passou na elite do futebol nacional, o qual foi coroado, inclusive, com a conquista da Copa do Brasil de 1991 – título que é tido como o mais importante do estado até então.

A história do Criciúma, então, de certa forma, acaba se misturando com a história do Estádio Heriberto Hülse. O clube foi fundado em 1947, sob o nome de Comerciário – um bairro da cidade conhecido, justamente, pelos seus comerciantes. Apesar de novo, na década de 50, a equipe merecia um estádio para jogar – e foi aí que surgiu a nova casa.

Estádio Heriberto Hülse visto de dentro / foto: GE

Como já citado anteriormente, o estádio Heriberto Hülse foi inaugurado em 1955. O nome da arena é uma homenagem a Heriberto Hulse, político nascido em Tubarão (SC) que foi governador do estado entre 1958 e 1961 e teve uma grande influência no crescimento carbonífero na cidade de Criciúma.

Desde o início, o Estádio Heriberto Hülse foi considerado uma verdadeira pérola do esporte no estado. Na medida em que o Criciúma ia crescendo, o estádio também ganhava mais popularidade, a ponto de ter recebido o maior público da história de uma partida de futebol em Santa Catarina.

Grandes jogos disputados no estádio Heriberto Hülse

Corroborando com a ideia apresentada no primeiro parágrafo desta matéria, entende-se que o Estádio Heriberto Hülse esteja fora do circuito “internacional” de partidas. Isso, pelo menos, para as competições envolvendo a Seleção Brasileira, que nunca chegou a jogar na casa do Criciúma.

No entanto, é fato que o Estádio Heriberto Hülse já recebeu grandes partidas de futebol – muitas, inclusive, extremamente marcantes para o Criciúma Esporte Clube. O jogo mais relevante da história do Tigre ocorreu, justamente, na sua casa. Estamos falando da final da Copa do Brasil de 1991, contra o Grêmio.

Na época, o Criciúma era considerado um time “pequeno” a nível nacional, mas que, ainda assim, possuía um futebol sem igual. Na Copa do Brasil de 1991, o clube empatou em 1 a 1 com o Grêmio em Porto Alegre e decidiu a competição em casa, para um público de mais de 25 mil torcedores. Resultado: 0 a 0 e título para casa.

Em 1992, graças ao título da Copa do Brasil, o Criciúma ganhou uma vaga na Copa Libertadores. Além de ter feito partidas internacionais, na competição o Tigre protagonizou um dos grandes jogos da história do Heriberto Hülse: 3 a 0 em cima do lendário São Paulo de Telê Santana que, naquele mesmo ano, acabou sendo campeão da América.

Detalhes do estádio Heriberto Hülse

Atualmente, o estádio Heriberto Hülse possui capacidade para 19.225 torcedores. No entanto, esse número não representa exatamente os públicos da arena esportiva. Afinal de contas, a casa do Criciúma Esporte Clube já chegou a comportar mais de 30 mil espectadores, mas acabou sendo diminuída para cumprir outros requisitos estruturais.

O maior público da história do Estádio Heriberto Hülse aconteceu em 1991, quando 32.534 espectadores assistiram de perto a partida do Criciúma contra o São Paulo. Esse é considerado, até hoje, o maior público de um estádio de futebol da história de Santa Catarina.

Da lista de 10 maiores públicos do estádio estão, ainda, outros grandes confrontos. Um deles foi a partida entre Criciúma e Flamengo em 2003, quando o Tigre venceu a equipe Carioca por 4 a 3, em jogo assistido in loco por 18.556 pessoas.

Em 1986, quando começava a fazer suas primeiras incursões na Série A do Campeonato Brasileiro, o Heriberto Hülse foi invadido por 19.321 espectadores para a partida contra o Internacional. O jogo contra o Colorado terminou empatado em 1 a 1.