Bayern de Munique assusta os rivais com novo fenômeno do futebol espanhol

Um novo jogador espanhol, Javier Fernández, tem chamado atenção no mundo do futebol, seguindo os passos de grandes nomes como Javi Martínez, Xabi Alonso, Thiago Alcantara. Fernández, nascido em Ourense em 28 de novembro de 2006, é a mais recente estrela promissora a ingressar no Bayern de Munique. Ex-jogador do Celta e do Atlético de Madrid, ele chegou em Munique no verão de 2022, mas só pôde ser inscrito oficialmente e jogar a partir de janeiro de 2023, quando completou 16 anos.

“Tive um tempo maravilhoso no Atlético. A parte mais difícil foi ter que esperar para jogar, pois era muito duro apenas treinar e ver seus companheiros de equipe jogando nos fins de semana”, afirmou Fernández em uma entrevista ao ‘La Voz de Galicia’.

Dá pra notar o potencial de Javier Fernández?

Desde o início, Jochen Sauer, gerente do FCB Campus, estava empolgado com a contratação de Javier. “Javier é um dos meio-campistas mais promissores e talentosos de sua idade. Ele combina potencial técnico com presença física [mede 1, 86 metros] e inteligência no jogo. Trabalhamos duro para contratar ele e estamos convencidos de que ele continuará a se desenvolver de forma ambiciosa no Bayern.”

As previsões de Sauer de fato se concretizaram. Javier Fernández tem evoluído constantemente em Munique. Neste verão, ele passou do time sub-17 para o sub-19 e apesar de muitas vezes atuar como distribuidor de jogo, demonstrou o faro de gols que o acompanhava ao longo de sua carreira. Até agora, ele marcou nove gols – dois na Youth League – e deu duas assistências nos 18 jogos que jogou nesta temporada.

Javier Fernández como um potencial líder no futuro?

O jogador que já representou a Espanha no sub-17, foi ao Campeonato Europeu, mas ficou de fora da Copa do Mundo. Ele tem se destacado por sua amplitude de jogo, sua habilidade para levar a bola ao pé e sua inteligência para ir para cima da segunda linha. Demonstrou liderança quando exerceu o papel de capitão nos últimos três jogos da Youth League.

“Sou polivalente. Posso atuar em qualquer posição que o treinador precisar. Gosto muito de jogar de pivô, mas meu posto ideal é o de 8 ou o de 10. Posso defender, atacar e mover o time, adoro isso”, disse Fernández em uma entrevista para La Voz de Galicia.

Seu ídolo é Lionel Messi. “Ele é o melhor da história”, afirma. No entanto, dada sua posição de meio-campo, Fernández também olha para outro jogador como referência: “Por minha posição e pelas minhas qualidades, costumo olhar muito para a forma como Fede Valverde joga”, acrescentou.