Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai lançam candidatura a Copa do Mundo de 2030

Faltando ainda oito anos para a realização da Copa do Mundo de 2030, já há países interessados em sediar a competição.

O quarteto sul-americano, formado por Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai lançou, nesta quinta-feira (16), a sua candidatura para receber os jogos do torneio.

“Nosso objetivo é voltar a lançar a intenção dos quatro governos de levar adiante o Mundial de 2030”, afirmou Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai, em entrevista coletiva após a reunião dos representantes, em Assunção.

A ideia do grupo é trazer a Copa para a América do Sul cem anos após a sua primeira edição, que foi disputada no Uruguai.

“Queremos lembrar que a primeira Copa do Mundo foi na América do Sul (no Uruguai, em 1930), o continente que exporta os melhores jogadores do mundo”, comentou Velazquez.

Mais reuniões entre os representantes dos países estão marcadas para as próximas semanas. Além do quarteto, Portugal e Espanha devem lançar suas candidaturas para receber o Mundial de 2030.

Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia, também planejam entrar na briga para sediar a competição. Por fim, a China também está se preparando para concorrer ao lugar de país-sede. A tendência é que o vencedor seja anunciado após a Copa de 2022, que ocorre entre novembro e dezembro, no Catar.

Copa do Mundo de 2022 está em vias de começar; saiba mais

A competição está prevista para ter o seu duelo de abertura no dia 21 de novembro. Senegal e Holanda devem fazer a primeira partida, válida pelo grupo A. A bola rola às 7h (horário de Brasília).

Três dias depois, o Brasil, que está no grupo G, começa sua caminhada em busca do hexacampeonato, contra a Sérvia, às 16h. As outras seleções que compõem a chave são Suíça e Camarões.

Por fim, a grande final da Copa do Mundo acontece no dia 18 de dezembro, no Estádio de Lusail.