Vitória precisa do título da Série B para garantir vaga na Copa do Brasil

O Vitória corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil em 2024. Em 2023, pelo 5º ano seguido, a equipe foi eliminada na primeira fase do campeonato baiano.

Com isso, o Leão da Barra só conseguirá se classificar para o torneio nacional no próximo ano se for campeão da Série B do campeonato brasileiro.

Vitória fora da Copa do Brasil?

Neste ano, a CBF reorganizou a distribuição de vagas para a Copa do Brasil de 2024. A entidade deixou de utilizar o ranking nacional para definir os clubes participantes do torneio e agora a classificação é feita via campeonatos estaduais.

A CBF utilizará o ranking das federações estaduais para definir os classificados. Além disso, garantem vaga as equipes que disputam a Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do campeonato brasileiro.

No caso do Vitória, o clube caiu na primeira fase do campeonato estadual e não conseguiu classificação direta para a Copa do Brasil 2024. A Bahia será representada pelos três melhores colocados do campeonato baiano: Bahia, Juazeirense e Jacuipense.

Diante desse cenário, a única forma de o Vitória participar da Copa do Brasil no ano que vem é se for campeão da Série B. Atualmente, o Leão da Barra é o líder da competição com 61 pontos, cinco a mais que o vice-colocado Sport.

O Vitória entra em campo na próxima sexta-feira (20) para enfrentar o Sampaio Corrêa pela 33ª rodada da Série B. A partida será realizada no Maranhão, às 19h (horário de Brasília).

O Leão da Barra é uma das equipes com mais participações na história da Copa do Brasil. Em 35 edições do torneio, o clube ficou fora de apenas uma — em 1992.