Vitor Roque chegou! Relembre outras contratações do Barcelona na “janela de inverno”

É fato reconhecido entre os amantes do futebol que o FC Barcelona tem uma rica história de grandes contratações durante as janelas de transferência de meio de temporada. Desde Emmanuel Amunike em 1997 até Vitor Roque nos dias atuais, o Barça tem uma lista de nomes ilustres, como os irmãos De Boer e Edgar Davids, entre muitos outros. O brasileiro Vitor Roque torna-se o vigésimo segundo jogador que o clube catalão incorpora a meio da temporada.

Décadas atrás, em 1997, Emmanuel Amunike trocou as cores do clube. Este futebolista nigeriano, que foi assinado a pedido de Bobby Robson, jogou 25 partidas e marcou um golo durante as quatro temporadas que teve com a camisa do Barça. Embora o seu impacto não tenha sido grande, o jogador foi uma adição valiosa e teve seu nome registrado na história do clube.

Contratações controversas no FC Barcelona, quem foram?

Em 1998, a equipa liderada por Louis van Gaal assinou Winston Bogarde, considerado um dos contratos mais impopulares na história do Barcelona. Este corpulento defesa, apesar de ter um estilo peculiar, teve a chance de jogar 61 partidas em dois anos e meio no clube.

Mas, provavelmente as contratações mais notáveis foram dos irmãos Frank e Ronald de Boer em 1999. Estes talentosos jogadores geminados do Ajax se rebelaram em Amsterdã para mudar-se e jogar sob a liderança de Van Gaal a meio da temporada.

Já no século XXI, nomes como Francesco Coco e Juan Pablo Sorín também integraram o time catalão. Coco, assinado em 2002 do Milan por dois milhões de euros, teve um desempenho aceitável durante sua estadia, enquanto Sorín, que chegou por empréstimo da Lazio, não teve tanto sucesso.

No entanto, Edgar Davids, que veio da Juventus a título de empréstimo, surpreendeu a todos com suas brilhantes performances, permitindo ao time de Frank Rijkaard recuperar 18 pontos em relação ao Real Madrid.

Quais foram os destaques recentes do Barça?

Mais recentemente, o FC Barcelona viu a chegada de jogadores como Philippe Coutinho e Martin Braithwaite. Em 2018, Coutinho se tornou a contratação mais cara da história do Barça, com o clube azulgrana pagando 120 milhões de euros (R$646 milhões) mais 40 em variáveis.

Braithwaite, por outro lado, surpreendeu a todos quando foi contratado do Leganés, jogando 58 partidas, marcando 10 gols e dando 5 assistências. O ano de 2022 foi marcado pela contratação de grandes nomes como Dani Alves e Ferran Torres. Alves, que voltou para sua segunda passagem pelo clube, teve uma performance discreta.

Torres, contratado do City de Guardiola por 60 milhões de euros (R$323 milhões), está tendo um crescimento constante, mas ainda não explodiu completamente. O mais recente acréscimo à lista de meio de temporada é Vítor Roque, que acaba de desembarcar em Barcelona, na esperança de passar muitos anos e encontrar sucesso com a camiseta do Barça.

No total, a história do FC Barcelona está repleta de grandes nomes que marcaram sua chegada a meio da temporada. Eles demonstram que as transferências de inverno podem, por vezes, trazer jogadores capazes de deixar uma marca indelével na memória dos fãs.