Vexame do Santos na Sul-Americana 2022 não é inédito para o Brasil

Uma mancha na riquíssima história do Santos aconteceu na última quarta-feira (6). O Peixe empatou com o Deportivo Táchira em 1 a 1 pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Como o jogo de ida havia sido 1 a 1, a disputa foi para os pênaltis e o Santos foi eliminado em plena Vila Belmiro.

Assim como a derrota foi considerada um dos maiores feitos da história do Deportivo Táchira, para o Santos, foi um vexame. O Alvinegro Praiano nunca havia sido eliminado para uma equipe venezuelana em competições sul-americanas. A torcida protestou e cenas lamentáveis foram registradas na Vila Belmiro.

No entanto, o vexame não é inédito. Não é a primeira vez que um brasileiro cai para um sul-americano em competições da Conmebol. Na verdade, é a terceira.

Na primeira vez, o Deportivo Itália eliminou o Bahia na fase preliminar da Copa Libertadores 1964. Os dois times se enfrentaram em ida e volta. Ambos os jogos foram em Caracas. Após empate por 0 a 0 na primeira partida, o Deportivo Itália venceu a segunda por 2 a 1 e avançou na competição.

Anos depois, nas oitavas de final da Copa Conmebol 1994, foi a vez do Botafogo cair para o Minervén. Após dois empates em 1 a 1 e 0 a 0, o Glorioso foi eliminado na disputa de pênaltis. O clube venezuelano seria eliminado na próxima fase para o Corinthians.

Vida que segue

O Deportivo Táchira enfrentará o Independiente del Valle, que superou o Lanús nas oitavas da Sul-Americana. Já o Santos, após a demissão do técnico Fábian Bustos e reformulação no departamento de futebol, encara o Atlético-GO neste domingo (10), às 18h, na Vila Belmiro.