Vai substituir Guardiola? Agora De Bruyne pode ser treinador

Inspirado em Pep Guardiola, técnico do time inglês Manchester City, o meia De Bruyne, aos 30 anos, recebeu o diploma de curso preparatório da UEFA e pode treinar times juvenis e participar de comissões técnicas auxiliares.

Lembrando que, em entrevista ao jornal Daily Mirror no ano passado, De Bruyne não adiantou se gostaria seguir a carreira de treinador, mas deixou claro que seria um discípulo de Guardiola, o que a cada dia se aproxima mais da realidade.

Além do meio-campista do Manchester City, outros jogadores belgas também receberam a certificação, o goleiro Mignolet, o zagueiro Jan Vertonghen, os meio-campistas Dennis Praet, Witsel e Tielemans, e o atacante Mertens, também o ex-jogador do Barcelona Vermaelen e outros membros da federação belga.

De Bruyne vai se aposentar?

Longe de se aposentar, e com contrato com o City até 2025, De Bruyne encontra na formação uma nova oportunidade para o futuro. Em comunicado, Kris Van Der Haegen, chefe de formação de treinadores da seleção belga e membro da UEFA, declarou: “A ideia é que essa transição já permita que os participantes do curso pensem no que querem fazer depois da carreira”.

É importante lembrar que aqueles interessados em tornarem-se técnicos de futebol, de acordo com as regras dentro do Reino Unido, devem:

  1. Se inscrever no programa para se tornar treinador da Associação de Futebol de clube Nível 1 da FA;
  2. Participar do programa de treinador de clube Nível 2 da FA;
  3. Completar o Treinador Nível 3, que é a qualificação reconhecida pela UEFA B;
  4. Passar na avaliação da Licença UEFA A;
  5. Por fim, inscrever-se em um curso de licença UEFA pro. A licença pro é obrigatória para todos os treinadores das divisões de elite da Europa.