Tradicional clube que jogou a Série A recentemente não irá jogar nem a Série D

Da série A em 2018 à eliminação da Série D em 2022, o Paraná vive um drama sem fim e ficará sem divisão nacional, pelo menos, até 2024.

A derrota e a eliminação para o Pouso Alegre significou a primeira vez que o clube do sul do país vai ficar sem calendário nacional. Vale lembrar também que o Tricolor da Vila acabou rebaixado no estadual esse ano e, dessa forma, não tem como se classificar para a quarta divisão nacional em 2023.

Em tentativa de pegar um atalho para voltar a Série D, o clube tenta junto a Federação Paranaense de Futebol o retorno da Taça FPF, que teve sua última edição em 2019 e desde então não foi mais disputada. As conversas estão em andamento, mas até o momento, não há nada estruturado para que a competição aconteça.

Nova gestão, novo trabalho e nova decepção; como o Paraná foi da Série A à Série D

No dia 18 de novembro de 2017, o Paraná vencia o CRB e retornava à elite após 11 anos ausente. A esperança de permanência era pequena, mas o clube pouco deu chance da torcida sonhar e foi rebaixado com apenas quatro vitórias na elite.

Em 2019, até montou uma equipe e brigou para subir, mas não conseguiu. No ano seguinte, veio um novo golpe com mais um descenso, desta vez para a Série C.

Na terceira divisão nacional, era cotado pela imprensa e pelos torcedores como um dos grandes favoritos ao acesso, mas aconteceu o oposto e pela primeira vez em sua história, o Paraná era rebaixado à quarta divisão nacional.

Ano novo, esperanças renovadas. Em 2022, o clube buscava mais uma vez se reerguer, contudo sofreu uma nova queda logo no primeiro semestre. Após perder para o União, em plena Vila Capanema, o Tricolor acabou caindo para a segunda divisão estadual.

Restava apenas a Série D, como a última esperança pra ter o calendário cheio em 2023. Depois de uma primeira fase estável e a classificação em terceiro lugar, a segunda fase reservou um duelo estadual com o Cascavel. Após dois empates sem gols, o Paraná conseguiu a vaga nos pênaltis.

Nas oitavas de final, o adversário era o Pouso Alegre, de Minas e algoz na Copa do Brasil. Na ida, em casa, empate por 1 a 1. Na volta, fora, a derrota e a eliminação. Com isso, o Paraná se despede de competições nacionais neste ano e só terá chance de disputar uma novamente em 2025, mas para isso precisa primeiro retornar à elite estadual.