Título de campeão da Fórmula 1 pode ser decidido na suprema corte

O caso de Felipe Massa em relação ao título de 2008 da Fórmula 1 ainda está sendo bastante discutido, visto que o piloto cobra uma investigação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em relação a uma possível manipulação de resultados que tiraria a conquista do brasileiro naquela temporada.

Em carta, a equipe jurídica de Massa pediu por um posicionamento e uma resposta da federação após uma entrevista de Bernie Ecclestone, admitindo que o assunto foi varrido para ‘debaixo do tapete’, e também por um diálogo entre o ex-diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, que revelou sobre o informe do acidente deliberado de Nelsinho Piquet ainda em 2008, no fim de semana do GP do Brasil.

“O trabalho deveria ter começado imediatamente após o recebimento da notificação e as ausências no verão não deveriam ter impedido isso. Um prazo aberto para uma resposta não é consistente com o Protocolo de ‘Pré-Ação’. Por favor, forneça sua resposta até as 16h do dia 8 de setembro de 2023, caso contrário, seremos instruídos a entrar com ações no Tribunal Superior do Reino Unido.”

A Federação respondeu prontamente e através de um porta-voz, disse que as devidas investigações e procedimentos serão feitos e que até a conclusão do caso não haveria manifestação.

“A FIA acusa o recebimento da correspondência dos representantes do Sr. Felipe Massa. O assunto está sob análise e não forneceremos comentários nesta fase”, disse um porta-voz.

Relembre o caso

Na temporada de 2008, o brasileiro perdeu o título por um ponto para Hamilton, na última corrida, no GP do Brasil. Diferença que poderia ter sido outra se não houvesse tido manipulação por parte da Renault, no GP de Cingapura.

Na ocasião, a mando da equipe, o piloto Nelsinho Piquet bateu de propósito no muro para obrigar a entrada do safety car, que favoreceu seu companheiro de equipe Fernando Alonso, também na disputa pelo título. O título daquele ano acabou ficando com Lewis Hamilton.