Simeone pode ser a nova “vítima” do futebol árabe e perder craque no Atlético de Madrid

O meia Saúl Ñíguez, do Atlético de Madrid, estuda a possibilidade de transferência para o Al Nassr da Arábia Saudita. O campeonato saudita busca constantemente reforços na Liga Espanhola para aumentar o nível de sua competição, e o atleta do Atlético surge como uma das opções principais.

Saúl tem em mãos uma proposta do Al Nassr e considera seriamente a ideia de juntar-se ao time onde dividiria o vestiário com Cristiano Ronaldo. A decisão não é precipitada e está sendo muito bem ponderada pelo jogador.

Aos 28 anos (completará 29 em novembro), Saúl não é considerado um jogador fundamental no esquema do técnico Diego Simeone. O treinador sempre destacou a versatilidade do atleta, porém Saúl vem perdendo espaço no elenco nas últimas temporadas.

Ele disputou 38 partidas oficiais nesta temporada (31 na LaLiga, duas na Copa do Rei e cinco na Champions League), marcou três gols e deu uma assistência, todos os feitos realizados no campeonato espanhol. Ao todo, acumula 1.430 minutos em campo.

Desempenho no Atlético de Madrid e interesse do mercado

O meia fica atrás de Oblak, Giménez, Nahuel Molina, Reinildo, Savic, Hermoso, De Paul, Marcos Llorente, Lemar, Koke, Witsel, Correa, Griezmann, Carrasco e Morata em minutos em campo. Saúl sabe que sua saída não representaria uma grande perda para Simeone e nem para o clube. Ele possui contrato com o Atlético até 2026 e é detentor de um dos maiores salários do elenco.

Isso, somado ao seu rendimento, tem sido um empecilho para que possa deixar o time no qual conquistou seis títulos. Pelo clube madrilenho, já participou de 378 jogos e é o 12º jogador com mais partidas na história do Atlético.

Apesar de perder protagonismo no Atlético, Saúl ainda é um jogador valorizado no mercado. O Valencia tentou contratá-lo na janela de transferências de inverno, mas ele não deixou o clube colchonero. A equipe da capital espanhola não pretende abrir mão de jogadores importantes enquanto negocia a renovação de alguns membros do elenco. Morata já renovou seu contrato, e há interesse em manter Koke após 2024, com renovações geralmente ocorrendo com redução salarial.

A saída de Saúl pode ajudar o Atleti financeiramente?

O Atlético de Madrid precisa arrecadar dinheiro com a venda de alguns atletas. Kondogbia deve deixar o clube (o Besiktas está interessado, mas o jogador prefere a Premier League), e a possível transferência de Saúl para o Al Nassr seria vista com bons olhos pelo clube espanhol.

A venda poderia solucionar problemas financeiros do Atlético. Nada está decidido ainda, mas a oferta agrada a todas as partes envolvidas: jogador e clube. Resta saber se Saúl tomará a decisão de aceitar a proposta e mudar-se para a Arábia Saudita.