Seleção Russa é excluída de mais uma competição e promove revolta

Os conflitos armados entre Rússia e Ucrânia seguem gerando consequências no mundo do futebol. Ontem, terça-feira (20), a Uefa anunciou que a seleção russa não estará nos sorteios dos grupos das Eliminatórias da Eurocopa 2024, que será realizado em 9 de outubro.

A exclusão da seleção russa segue a linha que a Uefa e a Fifa vêm adotando com as entidades futebolísticas do país. Não só a seleção está banida dos torneios, como as equipes russas estão proibidas de disputar as competições de clubes desde a invasão deflagrada por Vladimir Putin em 28 de fevereiro.

“Todos os times russos estão atualmente suspensos após uma decisão do Comitê Executivo da Uefa em 28 de fevereiro de 2022, que foi confirmada pela Corte Arbitral do Esporte, em 15 de julho de 2022. A Rússia, portanto, não está incluída no sorteio das Eliminatórias da Eurocopa, entre 2022 e 2024”, disse a Uefa por meio de nota oficial.

Banimento de seleção e clubes já gerou WOs

A Polônia, que enfrentaria a Rússia na repescagem por uma vaga na Copa do Mundo, avançou nos confrontos por W.O. após os russos serem excluídos. Na Liga Europa, o RB Leipzig também avançou por W.O. após o Spartak Moscou não poder enfrenta-lo.