Seleção Brasileira pode ficar de fora da Copa do Mundo de 2022

Mesmo já classificado matematicamente para a Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira corre risco de não disputar o Mundial.

Na segunda-feira (28), a CBF foi notificada pela FIFA, entidade máxima do futebol, a prestar esclarecimentos sobre a decisão do novo presidente da confederação, assumida pelo diretor mais velho desde que Rogério Caboclo foi afastado do cargo após ser denunciado por assédio sexual à uma funcionária.

A decisão de colocar o diretor mais velho como o mandatário da entidade partiu do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, a Assembleia Geral realizada no dia 24 de fevereiro, elegeu Ednaldo Rodrigues como presidente interino, até a eleição do sucessor, que ocorre daqui há um mês.

De acordo com o estatuto da FIFA, as confederações nacionais devem ser independentes e, caso haja alguma interferência, de algum órgão, a previsão é de multa e até a exclusão de suas competições, no caso, a Copa do Mundo.

A CBF tem até o dia 04 de março para responder à FIFA. Caso seja excluído do torneio, será a primeira vez que o Brasil não participará da Copa do Mundo. Até o momento, a seleção canarinho é a única que disputou todas as edições do Mundial.

Copa do Mundo começa em novembro

A Copa do Mundo de 2022, no Qatar, tem previsão para começar no dia 21 de novembro. A grande final está marcada para o dia 18 de dezembro. O sorteio da fase de grupos ocorre em 1º de abril, o Brasil deve ser um dos cabeças de chave devido a sua colocação no ranking da FIFA.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.