Renato Gaúcho tem plano audacioso para o Grêmio no segundo turno do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro chegou ao segundo turno e a briga pelo título segue a todo vapor. Líder isolado da principal competição nacional, o Botafogo não pretende dar sossego aos seus adversários. Eliminado da Copa do Brasil, o Grêmio tem apenas em vista o título da Série A, e o técnico Renato Gaúcho já deu o recado que vai brigar até o fim pelo triunfo.

Após o fim do primeiro turno, muitos matemáticos começaram a fazer contas sobre a possibilidade de título e rebaixamento de alguns clubes. Analisando a situação atual, com um jogo a menos e 14 pontos atrás do líder Botafogo, o Grêmio precisa fazer uma campanha perfeita para conseguir faturar o título do Campeonato Brasileiro.

Segundo o curso de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo tem mais de 90% de chances de ser campeão brasileiro. Entretanto, Renato Gaúcho tem um histórico excelente dentro das quatro linhas sob o comando técnico do Grêmio.

Em 2010, o time gaúcho conseguiu faturar 43 pontos dos 57 disputados apenas no segundo turno. Na ocasião, o Fluminense foi o grande campeão, mas o Grêmio conseguiu fisgar uma vaga na pré-Libertadores ao terminar a competição em 4º lugar, com 63 pontos. Em resumo, apenas nas 19 rodadas finais, o Imortal Tricolor fez 68,25% de seus pontos totais.

Além de ter que desempenhar seu melhor futebol dentro de campo, é necessário que o Botafogo tropece diversas meses, incluindo no jogo direto entre as equipes. Assim, o Grêmio tem que vencer o jogo adiado contra o Corinthians e ganhar quatro jogos a mais que o Golorioso para poder levantar o título do Brasileirão.

Grêmio na briga pelo topo

O objetivo de toda equipe é triunfar e se consagrar como campeã ao final das competições. Ocupando a 3ª colocação da Série A com 33 pontos, o Grêmio quer faturar seu tricampeonato brasileiro, mas luta também por uma vaga na Libertadores. Sobretudo, a disputa está sendo maior para ficar entre os quatro primeiros colocados que alcançar o Botafogo.

Para se ter uma noção da excelente campanha do Glorioso, a diferença para o segundo colocado, o Palmeiras, é de 13 pontos. Já a distância entre o Verdão para o sétimo colocado, o Fluminense, é de apenas três pontos. Dessa forma, a briga por uma vaga na Conmebol Libertadores vai ser decidida nas últimas rodadas.

Para o returno, o Grêmio tem mais um duelo importante pela frente. Neste domingo (20), o Imortal Tricolor viaja até São Paulo para enfrentar o Santos, 17º colocado com 18 pontos. A partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, será transmitida às 16h (Horário de Brasília), na Vila Belmiro.