Quem é considerado o pai do futebol brasileiro?

O Brasil é o país do futebol atualmente por conta de toda a sua tradição no esporte, mas tudo começou graças a Charles Miller, que é conhecido como o pai do futebol brasileiro, tendo trazido o desporto da Inglaterra, onde estudou. Quando retornou ao país trouxe na bagagem duas bolas usadas, chuteiras, um livro com as regras do futebol, uma bomba de encher bolas e uniformes usados.

Apenas com esses materiais conseguiu difundir o esporte no Brasil, começando na empresa onde trabalhava como um hobbie. Logo mais, começou a ter repercussões na cidade e então em 14 de abril de 1895 foi realizada a primeira partida, entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo (São Paulo Gaz Company) e da Companhia Ferroviária de São Paulo, time de Miller que venceu por 4 a 2.

Dali pra frente o futebol só expandiu no Brasil, e com isso clubes foram formados, entre eles, o São Paulo Athletic Club (SPAC), primeiro time com registro no futebol brasileiro, fundado pelo próprio Miller, que atuou no time até 1911.

Além disso, Charles também criou a Liga Paulista de Futebol, que foi a primeira liga de futebol a existir no Brasil. O campeonato começou a ser disputado em 1902 tendo o SPAC, como campeão, não só daquela edição como também nas próximas, em 1903 e 1904. O clube ainda voltou a vencer em 1911, no último ano de Charles como jogador.

Charles Miller ainda atuou como árbitro e dirigente do clube por muitos anos e até hoje, o Brasil deve a ele enorme gratidão por trazer esse esporte que os brasileiros são tão apaixonados. Veja os títulos de Charles como jogador:

SPAC
Campeonato Paulista: 1902, 1903, 1904, 1911

Artilharia
Campeonato Paulista de 1902: 10 gols
Campeonato Paulista de 1904: 9 gols