Quando o Craque Neto parou de jogar futebol profissional?

José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, é considerado um dos maiores ídolos do Corinthians, sendo chamado de Xodó da Fiel. Ele teve um papel crucial no primeiro título brasileiro do clube em 1990. Reconhecido por sua liderança, habilidade em lançamentos e excelência como cobrador de faltas. Durante sua carreira, participou de 470 jogos e marcou 184 gols. No entanto, você sabe quando Neto parou de jogar futebol profissional?

Pelo Corinthians, seu último jogo foi realizado em 22 de novembro de 1997. Em sua última partida disputada pelo Timão, o clube alvinegro foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 0, em partida válida pelo Festival Brasileiro de Futebol de 1997. Durante a partida, Neto, com 31 anos, entrou em campo entre os titulares no Morenão.

No entanto, esta não foi a aposentadoria oficial de Neto. Os últimos clubes do ex-jogador, inclusive, são pouquíssimo comentados. Em 1998, ele assinou com o Paulista de Jundiaí, onde anotou seis gols em 11 partidas realizadas. Depois, em 1999, Neto assinou com o Deportivo Italia, da Venezuela. Em apenas cinco jogos e um gol marcado pela equipe, o ex-jogador conquistou o Campeonato Venezuelano pelo clube.

Desta forma, Neto se aposentou oficialmente no ano de 1999. Meses depois de abandonar os gramados, o ex-jogador já começou a atuar como comentarista. Ele fez participações como comentarista esportivo na Record e na RedeTV!, até ser contratado em definitivo pela Rede Bandeirantes, em 1999, para exercer a mesma função.

Está trabalhando na emissora até hoje e em outras empresas do grupo, como o BandSports e a Rádio Bandeirantes. No dia 16 de julho de 2023, estreou no novo programa esportivo aos domingos, Apito Final, junto com a apresentadora Livia Nepomuceno e da comentarista Marília Ruiz.