Quais os maiores acordos de naming rights nos estádios do Brasil?

Uma das principais novidades no cenário do futebol brasileiro neste fim de semana será a inauguração da Arena MRV, o novo estádio do Atlético-MG. Essa será apenas a quinta arena na Série A do Brasileirão a contar com um acordo de naming rights.

Você sabe qual é o valor do acordo estabelecido entre o Atlético-MG e a construtora MRV? O Atlético-MG vendeu os direitos de nome da arena para a MRV por R$ 60 milhões. Essa quantia será destinada a cobrir os custos da construção, que totalizaram R$ 1 bilhão. Como parte desse acordo, a empresa terá o direito de usar comercialmente sua marca associada à arena pelos próximos dez anos.

É importante ressaltar que Rubens Menin, fundador da MRV e sócio majoritário da SAF do Atlético-MG, também adquiriu e doou o terreno para a construção do estádio, cujo valor é avaliado em R$ 49 milhões.

Cinco estádios se venderam

Na atual edição do Brasileirão, cinco estádios possuem acordos de naming rights com empresas. Os acordos mais valiosos foram estabelecidos pelo Palmeiras e Corinthians, com valores equivalentes de R$ 15 milhões anuais. A Ligga Arena, lar do Athletico Paranaense, ocupa a terceira posição com um acordo de R$ 13 milhões. A Arena MRV do Atlético-MG aparece em quarto lugar com R$ 6 milhões.

Mesmo fora da Série A, a Arena BRB, também conhecida como Mané Garrincha, firmou um acordo de naming rights com o banco, totalizando R$ 7,5 milhões ao longo de três anos (R$ 2,5 milhões anuais).

Naming rights é um termo utilizado no mundo dos negócios e do esporte para descrever a prática de vender o direito de nomear um local ou propriedade, como um estádio, arena, sala de concertos, centro de convenções, entre outros, para uma empresa ou marca em troca de uma compensação financeira.