Por que o antigo estádio do Palmeiras se chamava Parque Antárctica?

A imponente e belíssima arena multiuso paulista, de propriedade da Sociedade Esportiva Palmeiras (em parceria com a construtora WTorre), foi erguida no bairro da Pompéia, coração italiano de São Paulo, no ano de 2014. Antigamente a casa do Verdão era conhecida por Parque Antárctica, mas por que?

Muitos jogos, títulos e histórias o palmeirense tem comemorado na sua arena – mas você sabia que o antigo estádio palestrino era conhecido como “Parque Antárctica”?

Surgimento do Parque Antárctica

Voltemos um pouco, a 1902: a cervejaria “Antarctica Paulista”, naquele ano, resolveu abrir o espaço para o público, com entretenimento e área verde para descanso e passeio. O local acabou virando palco histórico de marcos pro Brasil, entre elas a primeira partida oficial de futebol do país.

Em meados dos anos 1910, o time do Palestra Itália começou a alugar o campo disponível para jogos. Dividindo a locação com o extinto América FC, anos depois os dirigentes do clube resolvem adquirir a área do campo – e, então, surge o primeiro estádio do Palestra: o Parque Antárctica, a primeira casa do alviverde mais famoso da cidade de São Paulo.

Temos o campo – e agora?

Próximo passo da diretoria foi o de transformar aquele campo, em um estádio de futebol, mesmo. E, no finalzinho da década de 1920, inauguraram o “Palestra Itália”, então maior e mais moderno estádio de futebol brasileiro, com capacidade para 30 mil torcedores.

De reformas em reformas durante a história, a capacidade do Palestra Itália passou de 30 para 40 mil torcedores. Palco de grandes histórias e muitos títulos do time do Palmeiras, o histórico estádio seguiu em pé, até que a modernidade veio como uma avalanche e, em 2010, num amistoso contra o Boca Juniors, a torcida palmeirense se despediria, enfim, do antigo estádio.

Allianz Parque

Em 2010, iniciadas as reformas, o estádio ficou pronto em 2014. Em votação popular de 2015, o Allianz Parque recebeu o título de “Estádio do Ano – 2014”. Dessa vez, o nome foi vendido para a empresa Allianz, enquanto o antigo era chamado de Parque Antárctica.

Junto com o estádio, veio também uma nova era de grandes conquistas alviverdes: em casa, os torcedores já viram os títulos de Copa do Brasil de 2015 e 2020, Campeonato Brasileiro de 2016, 2018 e 2022, Campeonato Paulista 2020, 2022 e 2023, e as Copas Libertadores de 2020 e 2021.

Tudo naquele mesmíssimo lugar que, um século atrás, foi adquirido por uma quantia altíssima de dinheiro, negócio este que ficou conhecido como “A loucura do século”.

Ainda bem que a história se paga, não é mesmo?