Por que clube espanhol só aceita jogadores de sua região?

O Athletic Bilbao é um dos times mais tradicionais da Espanha. Já conquistou oito Campeonatos Espanhóis, além de 23 Copas do Rei – sendo o segundo maior vencedor do torneio – e três Supercopas da Espanha. Orgulha-se, ao lado de Barcelona e Real Madrid, de nunca ter sido rebaixado. Além disso, um fato interessante do clube: apenas jogadores bascos são aceitos nele.

O País Basco é uma região localizada no extremo norte da Espanha e a sudoeste da França. É um lugar com cerca de 3 milhões de habitantes e uma cultura muito própria. Em meio a movimentos nacionalistas, o Athletic cresceu ao longo do século passado e se manteve na elite do futebol espanhol.

“Se decidíssemos contratar estrangeiros perderíamos nossa essência sem ter garantia nenhuma de sucesso. Basta ver a Real Sociedad, que passou a comprar atletas de fora e foi rebaixada”, afirma Borja González Bilbao, diretor responsável pelo estádio do clube, alfinetando o rival com quem é formado o Dérbi Basco.

Jogadores já vieram de fora, mas são raros e exceções

O clube foi fundado em 1898. A partir de 1919, o Athletic passou a proibir atletas que não fossem da cultura basca. Há registros de jogadores estrangeiros no clube, mas sempre com laços atrelados à região. O ex-goleiro Vicente Biurrun, por exemplo, é brasileiro de São Paulo, mas migrou cedo para o País Basco.

O dirigente e ex-zagueiro Rafael Alkorta explica sobre a influência do time na cidade: “É difícil explicar esse sentimento, que só cresce com o passar dos anos. Toda criança em Bilbao sonha em jogar no Athletic e entende seus valores”.