Para que times torciam os maiores ditadores do mundo?

Futebol e política sempre mostraram que tem muita coisa em comum. Não à toa maioria dos ditadores torciam para times que, coincidentemente ou não, fizeram sucesso durante seus regimes.

Hoje vamos conferir um levantamento feito pelo jornalista Rafael Reis, do “UOL Esporte”, que mostra para quais times torciam Hitler, Hugo Chávez, Mussolini, entre outros ditadores famosos ao redor do mundo.

Para que times torciam os maiores ditadores do mundo?

Adolf Hitler

Talvez o mais conhecido desta lista, o austríaco conhecido por ser o pai do nazismo era torcedor do Schalke 04. Apesar não ter provas oficiais disso, durante o seu regime, a imagem do time de Gelsenkirchen era utilizada durante comerciais do Terceiro Reich. Durante o período nazista, o Schalke venceu a Bundesliga em seis oportunidades.

Benito Mussolini

Diferente de Hitler, o italiano admitiu que gostava de futebol, tanto que trouxe a Copa do Mundo de 1934 para a Itália fascista. O seu time de coração era o Bologna, que assim como o Schalke, venceu o campeonato nacional seis vezes durante o regime.

Francisco Franco

Ditador Espanhol por quase 40 anos, entre 1936 e 1975, Franco torcia para o Atlético de Madrid e utilizou o clube em seu governo. Por outro lado, quatro anos depois após chegar ao poder, se tornou apoiador do Real Madrid e até ajudou na construção do Santiago Bernabéu.

Hugo Chávez

O futebol não é o esporte predileto em terras venezuelanas, que tem preferência pelo basebol. Apesar disso, seu irmão, Adelis, foi um dos fundadores do Zamora e Hugo, que morreu em 2013, era torcedor do clube.

Josef Stálin

O comandante da URSS entre 1920 e 1953 também tinha afeição pelo futebol, apesar de não ser fanático. Seu time era o Dínamo Moscou, que hoje disputa o campeonato russo.

Kim Jong-un

Não há muitas informações sobre o regime na Coréia do Norte. Contudo, sabe-se que Kim é torcedor do Manchester United. Antonio Razzi foi quem revelou a informação em 2017. O senador italiano é próximo do ditador e revelou o seu clube em entrevista ao jornal inglês “Sun”.

Vladmir Putin

O governante russo está no poder desde o fim do século passado e entrou em evidência ao coordenar ataques à Ucrânia. No futebol, é torcedor do Zenit, time da sua cidade natal.