Os brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa

Definitivamente não é de hoje que o Brasil faz sucesso no exterior. Por mais que transferências para fora tenham ficado mais frequentes de algumas décadas para cá, há anos que temos muitos brasileiros brocando em torneios europeus. Pensando nisso, separamos para você uma lista com os brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa.

Até a década de 1980 não era tão comum vermos brasileiros em grandes times estrangeiros. Aquela altura, boa parte dos atletas que saíam do Brasil para o exterior tinham como destino a Itália. Mas, a partir da década de 90, o gingado brasileiro começou a aparecer em muitos países do velho continente.

Hoje em dia, para qualquer uma das principais ligas europeias que você olhar, irá perceber um brasileiro em destaque. Sendo assim, não é estranho que alguns deles tenham se tornado verdadeiros artilheiros no exterior.

Mas, afinal de contas, quais são as 5 principais ligas da Europa?

Para fazer essa lista, elegemos as 5 principais ligas da Europa como aquelas que mais movimentam dinheiro, torcida e que contam com a maior quantidade de “grandes clubes”. Sendo assim, ficaram definidas: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Serie A (Itália), Bundesliga (Alemanha) e Ligue 1 (França).

Dito isso, confira quais foram os brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa:

Premier League – Roberto Firmino

Dono de um dos sorrisos mais brilhantes do futebol internacional, Roberto Firmino aparece como um dos brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa. Apesar de ter passado cinco temporadas no Hoffenheim, da Alemanha, não foi lá em que ele atingiu esse feito – e sim na Premier League, da Inglaterra.

Depois de boas temporadas no futebol alemão, Firmino foi contratado em 2015 pelo Liverpool que, na época, ainda era treinado por Brendan Rodgers. No entanto, pouco tempo depois Jurgen Klopp assumiu os comandos dos Reds e enxergou no brasileiro uma ótima oportunidade para o ataque da equipe.

Sob o comando de Klopp, Firmino passou a atuar como o famoso falso nove – um atacante que está sempre voltando e ajudando na armação de jogadas. Mas isso não lhe impediu de anotar os seus gols. Com a camisa dos Reds pela Premier League, foram 71 gols em 231 jogos – com destaque para a temporada 2017/2018, quando ele meteu 15 bolas na rede na liga – além de outras 39 nas demais competições.

La Liga – Ronaldo Fenômeno

Não há como falar sobre jogadores do Brasil que brilharam na Europa sem nem ao menos citar o nome de Ronaldo Fenômeno. Afinal de contas, ele passou por três importantes países no exterior, mas se tornou um dos brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas europeias na Espanha.

Revelado pelo Cruzeiro, depois de uma boa temporada no PSV, da Holanda, em 1996 o Ronaldo é contratado pelo Barcelona – o seu primeiro grande clube na Europa. A passagem do jogador pela Catalunha foi bastante curta, apenas uma temporada. No entanto, acabou sendo tempo suficiente para ele fazer 34 gols na La Liga.

Em 1997, ele é contratado pela Inter de Milão e, em 2002, retorna para a Espanha – dessa vez para vestir a camisa do Real Madrid. Com os merengues, Ronaldo disputou cinco temporadas e marcou mais de 100 gols ao todo, sendo que 82 desses foram no Campeonato Espanhol.

Foi no Real, inclusive, onde ele viveu a sua última grande fase da carreira. Depois disso, ainda passou pelo Milan e acabou se aposentando no Corinthians. Somando as suas duas passagens pelo país, Ronaldo marcou 116 gols na La Liga. Isso fez com que ele se tornasse o brasileiro que mais marcou na competição até o momento.

Serie A – Mazzola

Quando o assunto é Serie A, da Itália, o brasileiro que mais marcou na competição não é, na verdade, totalmente brasileiro. Estamos falando de Altafini Mazzola, jogador que nasceu no Brasil e que passou até mesmo pelo Palmeiras, mas que acabou se naturalizando italiano muito cedo – se tornando, então, um ítalo brasileiro.

Mazzola foi contratado pelo Milan em 1958, logo após ter sido campeão da Copa do Mundo jogando pelo Brasil. No rubro-negro italiano ele ficou sete temporadas e, depois, foi transferido para o Napoli. Lá, foram mais sete temporadas e, por fim, uma transferência para a Juventus.

Alfatini Mazzola jogou na Serie A da Itália entre 1958 e 1976. Ao todo, foram 456 partidas pela liga italiana, o que lhe rendeu um saldo total de 216 gols marcados, se tornando, então, um dos brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa.

Bundesliga – Giovane Élber

Até agora, os citados entre os brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas europeias são bastante conhecidos para o público geral. No entanto, ao tratarmos de Bundesliga, a Liga Alemã, temos um atleta brocador mas que pouco é lembrado: Giovane Élber.

Revelado pelo Londrina, Élber passou pela Itália e Suíça antes de chegar em 1994, ao Stuttgart, da Alemanha. Pelo Stuttgart, o atacante brasileiro se destacou e meteu gol a rodo, a ponto de despertar o interesse do todo poderoso Bayern de Munique, que o comprou em 1997.

Foi no Bayern de Munique onde Giovane Élber viveu a melhor fase da sua carreira, conquistando 4 títulos de Bundesliga e sendo até mesmo artilheiro do campeonato na temporada 2002/2003. Naquele mesmo ano, acabou indo para o Lyon, da França e, em 2006, retornou para a Alemanha – dessa vez ao Borussia M’gladbach.

Ao todo, Giovane Élber marcou 133 gols na Bundesliga. Com isso, se tornou um dos brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa.

Ligue 1 – Sonny Anderson

O Campeonato Francês é conhecido por ter sido a casa de grandes jogadores brasileiros por um tempo. Raí, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Pernambucano, Fred, Nenê e até mesmo Neymar já se destacaram em solo francês. No entanto, nenhum desses tem o título de brasileiro que mais marcou na Ligue 1.

O defensor dessa marca é ninguém mais ninguém menos do que Sonny Anderson. Revelado pelo XV de Jaú e com passagens pelo Vasco e Guarani. o atacante chegou na França na temporada 1993/94, quando foi contratado pelo Olympique de Marseille. Logo em seu primeiro ano, ele acabou marcando 16 gols em 20 jogos de Ligue 1.

Na temporada seguinte, acabou sendo contratado pelo Monaco, onde ficou por três anos. Depois de uma breve passagem pelo Barcelona, ele retornou a França – dessa vez para defender as cores do Lyon, por mais quatro temporadas.

Ao todo, Sonny marcou 138 gols na Ligue 1. Isso fez com que ele entrasse para a lista de brasileiros que mais marcaram nas 5 principais ligas da Europa.