O futebol no Brasil teria começado muito antes de Charles Miller

Todo mundo conhece a história de que o futebol no Brasil chegou através de Charles Miller, que desembarcou em solo brasileiro com uma bola de futebol após viagem à Inglaterra. Entretanto, a chegada do esporte ao país teve outros rumos.

Segundo uma reportagem da revista “Superinteressante”, o alemão Johannes Christian Moritz Minneman, de 25 anos, chegou à cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de julho de 1900. Por lá, além de procurar trabalho, buscava promover o “football” e após conversas com brasileiros e imigrantes, fundou o Sport Club Rio Grande, conhecido por ser o clube mais velho do Brasil.

A Ponte Preta, que por muitas vezes se declara o time mais antigo do país, surgiu 23 dias depois. A CBF, inclusive, instituiu o dia do futebol para o dia 19 de julho, quando surgiu o SC Rio Grande. Recentemente, a Macaca foi condenada a pagar R$ 2 milhões ao Vovô por justamente usar essa marca histórica.

O maior argumento do time paulista é que, nesses 122 anos de história, suas atividades jamais foram paralisadas, ao contrário do Rio Grande, que já viveu dias de portas fechadas.

Mas uma coisa que as duas equipes, que possuem rivalidade, mas jamais se enfrentaram, tem em comum é a criação das ferrovias do Brasil.

O Rio Grande não tinha um estádio para jogar e pediu a (Companhia Auxiliar de Ferrovias no Brasil) um terreno. Já a Ponte Preta ganhou esse nome devido a uma ponte que foi construída na estrada de ferro entre Jundiaí e Campinas. A ponte, que era feita de madeira, foi coberta de piche em função da fuligem dos trens e daí surgiu o nome do time do Moisés Lucarelli.