Nova regra do futebol será testada e grande pesadelos dos jogadores brasileiros pode virar realidade

A International Board (IFAB) aprovou a realização de testes para implementar a “expulsão temporária” no futebol. O órgão é responsável pela manutenção e alteração das regras do jogo.

O objetivo dos testes visa tentar diminuir as reclamações dos jogadores com o árbitro, a fim de preservar os juízes. Outra alteração seria que apenas o capitão pudesse falar com o árbitro, evitando aqueles momentos em que atletas cercam a autoridade do jogo.

Nova regra do futebol?

De acordo com a IFAB, a mudança poderá ser testada em campeonatos profissionais e de alto nível após avaliação em competições de base. Além disso, o órgão propôs a utilização de câmeras nos uniformes dos árbitros.

O principal objetivo seria para registro de reclamações para ter isso como material registrado a fim de serem utilizados para possíveis punições. Os membros da IFAB se reunirão em março do ano que vem para aprovar ou não a mudança.

Diante desse cenário, a “regra da expulsão temporária” poderia ser incorporada a partir de julho de 2024 em diversos campeonatos pelo mundo. Assim como o Árbitro de Vídeo, essas mudanças podem chegar para transformar a dinâmica das partidas.

Não é de hoje que os árbitros reclamam da postura dos atletas em campo, principalmente no futebol brasileiro. Em diversas ocasiões no Brasileirão, por exemplo, jogadores e até membros da comissão técnica são advertidos por reclamarem com o árbitro.

Em alguns casos, são até expulsos das partidas, como aconteceu com os atacantes Bruno Henrique, do Flamengo, e Soteldo, do Santos, nesta edição do Brasileirão. O rubro-negro foi expulso no duelo contra o próprio Santos e o atleta do Peixe contra o América Mineiro.