Neymar foi considerado muito mais importante que Romário e Garrincha

Listas envolvendo nomes de jogadores de futebol são muito comuns no esporte. Algumas utilizam o recorte de toda história do esporte ou apenas períodos específicos para comparar atletas que não são da mesma geração, como Neymar e Garrincha.

Um dos marcos dessas listas foi elaborado pela emissora SBT, com o programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”. Ele foi ao ar em 2012.

O maior brasileiro de todos os tempos

Projetado em 2004 por Silvio Santos, o programa só saiu do papel oito anos depois, em 2012. A ideia era eleger qual era o maior brasileiro de todos os tempos por meio de votação popular. Qualquer personalidade, exceto Silvio Santos, de qualquer segmento poderia ser votada.

A ideia era que as pessoas votassem pela internet no maior brasileiro de todos os tempos e, quando a votação atingisse um milhão de votos, teria início o programa de televisão. Os 12 mais bem colocados faziam duelos individuais para decidir quem “passava de fase” até o topo.

Porém, o público brasileiro abandonou a seriedade do processo e começou a dar alguns votos cômicos e com coração. Por exemplo, o zagueiro Dedé, que na época era considerado o melhor zagueiro do Brasil, ficou em 63º na lista.

Um caso semelhante aconteceu com Neymar. O craque ainda tinha 20 anos de idade e ficou na 20º posição, na frente de nomes já consolidados no esporte, como Romário (92º) e Garrincha (73º).

Confira os dez primeiros colocados no ranking do programa:

1º — Chico Xavier

2º — Santos Dumont

3º — Princesa Isabel

4º — Getúlio Vargas

5º — Juscelino Kubitsschek

6º — Ayrton Senna

7º — Oscar Niemeyer

8º — Fernando Henrique Cardoso

9º — Pelé

10º — Tiradentes