Mbappé é superado e deixa de ser o atacante mais rápido do mundo

O 454º Post Semanal do Observatório de Futebol da CIES apresenta os 20 jogadores de linha para seis posições em 28 ligas ao redor do mundo cujo número de acelerações por jogo (dados do SkillCorner) desvia positivamente do valor esperado com relação à sua posição e ao estilo de jogo de suas equipes (nível de posse de bola, pressão e verticalidade), de acordo com um modelo estatístico que explica mais da metade das diferenças observadas entre os jogadores.

Na posição de centroavante, Victor Osimhen (Napoli) lidera com 1,93 acelerações a mais por jogo do que o esperado. O nigeriano está à frente de Emmanuel Boateng (Rio Ave) e Vakoun Bayo (Watford). Entre os pontas, o pódio é composto por Álvaro García (Rayo Vallecano), Armand Laurienté (Sassuolo) e Felipe Anderson (Lazio). O holandês Guus Til (PSV Eindhoven) encabeça a lista entre os meio-campistas ofensivos.

Nas outras posições, Sessi D’Almeida (Pau) lidera entre os meio-campistas centrais ou defensivos, seguido por Josh Laurent (Stoke City) e pelo jovem de 19 anos Ezechiel Banzuzi (OH Leuven); Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen) domina a competição entre laterais ou alas, com a maior diferença positiva geral (x2,1 em relação ao valor esperado), à frente de Marlon Fossey (Standard Liège); Danilo (Juventus), Ruan (Sassuolo) e Davinson (Galatasaray) formam o top três entre os zagueiros centrais.

As acelerações referem-se a corridas de pelo menos 0,7 segundos a >10,8 km/h/s. Apenas os jogadores que disputaram pelo menos 1.000 minutos em ligas domésticas na temporada atual ou na última temporada completada, dos quais mais de três quartos na mesma posição, estão incluídos nos rankings.