Mais um ato de racismo é registrado na Copa Libertadores

Na última quinta-feira (31), o Fluminense conquistou importante classificação para à semifinal da Copa Libertadores da América, superando o Olimpia, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Contudo, algo que terminaria em comemoração, provando o importante momento vivido pela equipe carioca, garantiu mais um ato de racismo e xenofobia na competição.

Um torcedor do Olimpia foi flagrado imitando um macaco, enquanto se referia aos brasileiros presentes na partida. As imagens foram divulgadas pelo Lance! por Rômulo Pereira, torcedor do Fluminense que acompanhou a classificação e o triste momento de perto. Diante da branda punição, os casos de racismo continuam a todo vapor na Copa Libertadores da América.

Além de realizar os gestos imitando o animal, é possível realizar a leitura labial no vídeo, dando a entender que o torcedor do Olimpia diz a palavra “mono” (macaco, em espanhol), em diversas oportunidades. Ainda assim, não foi o único caso de racismo e xenofobia citados pelos brasileiros, já que as ações continuaram após a confirmação do Fluminense na semifinal.

Fluminense já conhece o próximo adversário na Libertadores

Antes da partida, as cenas também demonstravam preocupação, já que o ônibus do Fluminense foi apedrejado por torcedores do Olimpia. O volante Felipe Melo expôs a situação nas redes sociais, gravando um vídeo, mostrando o vidro perfurado. Antes do duelo, um veículo com torcedores da equipe carioca também passou pelo ato de fúria dos adversários, sendo apedrejado.

No jogo de volta, na última quinta-feira (31), o Fluminense derrotou o Olimpia por 3 a 1, com gols de John Kennedy e Germán Cano (2). Agora, volta aos gramados pela Copa Libertadores apenas na semana do dia 27, quando encara o Internacional. Quem se classificar para a sonhada final, enfrentará Palmeiras ou Boca Juniors.