Conheça os 5 maiores jogadores de futsal da história

Conhecida como a irmã do esporte mais popular do mundo, o futsal tem crescido nos últimos anos, atraindo mais atletas e públicos para o mundo que anteriormente era visto como o plano B de jogadores de campo, mas na verdade, essa visão sempre esteve equivocada. Os maiores jogadores de futsal da história escolheram a modalidade por amor, e não como plano reserva. 

Porém, a falta de investimentos e organizações acabam prejudicando a popularidade do esporte no Brasil, o que resulta em uma atratividade no cenário esportivo. 

Por conta disso, o esporte acaba contando com os mesmos atletas por muito tempo, o que resulta em uma baixa competitividade, lembre-se da época em que o Magnus, clube de Sorocaba, dominou o esporte com o mesmo elenco por anos. 

A falta de interesse também acaba prejudicando a história do futsal brasileiro. Por exemplo, você sabia que o Brasil é Pentacampeão da Copa do Mundo de Futsal? A última conquista da seleção brasileira foi no ano de 2012, quando Neto e Falcão decidiram uma partida extremamente disputada contra a Espanha. 

Esses dois nomes são alguns que estão marcados na história do esporte, sendo conhecidos como uns dos maiores jogadores de futsal que já existiram. Hoje, você irá conhecer os maiores nomes dessa modalidade esportiva que está conquistando seu espaço nos holofotes mundiais. 

Os maiores jogadores de futsal que o mundo já viu

Assim como no futebol tradicional, o futsal também possui as suas lendas no esporte, alguns nomes que se tornaram conhecidos como os maiores jogadores de futsal da história.

Falcão

Se Pelé é o Rei do Futebol, Falcão é o Rei do Futsal. Ninguém foi tão bom com a bola nos pés dentro de quadra quanto o ex-camisa 12 da Seleção Brasileira.

Falcão possuía um arsenal de dribles incríveis que todos os outros jogadores sonham em ter, além de ser um dos maiores goleadores da história do esporte.

Mas além de ser um gênio com a bola nos pés, Falcão tinha outra característica que muitos outros sonham em ter: o fator decisivo. Em um dos momentos mais marcantes de sua carreira, no Mundial de 2012, ele superou uma paralisia facial para comandar a virada do Brasil sobre a Argentina nas quartas de final, fez o gol decisivo na semifinal que levou o Brasil para a grande decisão.

Diante da Espanha, Falcão foi o responsável por marcar o gol de empate no fim do tempo regulamentar, levando assim o jogo para a prorrogação, que foi definida com o gol de Neto no último lance do jogo, tornando assim o Brasil Pentacampeão da Copa do Mundo de Futsal. 

Em sua carreira, Falcão foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 2008 e 2012, e é o maior artilheiro da história da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols. É também o maior goleador da seleção brasileira, com 337 gols.

A sua genialidade nas quadras foi recompensada com quatro premiações de melhor do mundo. Falcão foi eleito o melhor do planeta em 2004, 2008, 2011 e 2012. É com justiça que Falcão tem seu nome ligado aos maiores jogadores de futsal de todos os tempos.

Ricardinho

Ricardinho é o nome que mais se aproximou da genialidade de Falcão no futsal. O talento do jogador português já foi constantemente comparado ao ex-camisa 12 da seleção brasileira. 

Porém, o próprio jogador evita fazer comparações com aquele que foi seu ídolo durante toda sua adolescência. Em entrevista ao Globoesporte, Ricardinho não escondeu sua admiração pelo craque brasileiro.

“O Falcão será sempre um dos jogadores mais importantes para o futsal e continuará a ser o maior ídolo dos mais jovens. Aliás, ele foi um dos meus ídolos! Mas não gosto de fazer comparações, porque cada um tem o seu legado e as suas conquistas e devemos todos orgulhar-nos delas”

Quando comparadas as premiações individuais, Ricardinho já superou Falcão em conquistas de melhor jogador do mundo. Enquanto Falcão possui quatro troféus do prêmio individual, Ricardinho conta com seis em sua carreira, sendo cinco delas em cinco anos consecutivos, de 2014 até 2018.

Haviam expectativas de que sua hegemonia durasse por mais algumas temporadas, até que, em 2019, o pivô brasileiro Ferrão quebrou a sequência de conquistas do português. 

O craque português também trouxe a Portugal seus primeiros títulos internacionais, sendo duas Eurocopas nas temporadas de 2018 e 2022, uma Copa do Mundo em 2021 e a recém criada finalíssima em 2022.

Manoel Tobias

Antes de Falcão se tornar o maior jogador da história do futsal, esse título pertencia a Manoel Tobias, outro brasileiro que fazia seus espectadores ficarem de queixo caído com seu talento e intimidade com a bola. 

Vestindo a tradicional camisa amarelinha, Manoel conquistou o bicampeonato mundial nas temporadas de 1992 e 1996, além disso, o ex-camisa 5 também conta com as conquistas individuais de melhor jogador da Copa de 1996 e de 2000.

Tobias conquistou os três primeiros títulos da história do prêmio Futsal Awards de melhor jogador do mundo, nas temporadas de 2000, 2001 e 2002. O ex-jogador também é o segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 43 gols, ficando atrás apenas de Falcão, com 5 gols a mais. Todas as suas conquistas fizeram com que seu nome fosse ligado com a lista de maiores jogadores de futsal da história.

Luís Amado

Quem é o maior goleiro da história do futsal? Para os brasileiros que conhecem um pouco do futsal nacional irão dizer o nome de Serginho, responsável por defender a meta da seleção na década de 90. Apesar de ser um dos nomes extremamente reconhecidos, o nome que conquistou sua vaga nos maiores jogadores de futsal é o de Luís Amado.

O goleiro espanhol foi um dos principais responsáveis por levar a seleção espanhola ao bicampeonato mundial em 2000 e 2004. Amado foi também hexacampeão da Eurocopa e somou 138 convocações para defender seu país.

Por clubes, conquistou seis títulos da Liga Espanhola, sete Copas da Espanha, dez Supercopas, quatro Copas da Uefa e cinco títulos do Intercontinental.

Entre premiações individuais, Luís Amado foi eleito por sete vezes o melhor goleiro da Liga Espanhola e conquistou o prêmio de melhor jogador da competição nacional em 2008.

Kike

Na mesma geração espanhola de Luís Amado que foi bicampeã mundial, em 2000 e 2004, Kike Boned se destacava como um dos melhores fixos do mundo. O ex-jogador contribuiu diretamente em todos os títulos que disputou pela seleção espanhola. O resultado disso foi, além do Bicampeonato mundial, o pentacampeonato da Eurocopa de futsal. 

Por clubes, foi um dos grandes do ElPozo Murcia, com quatro títulos da Liga Espanhola, três da Copa da Espanha, três Supercopas da Espanha e uma Recopa Europeia. Kike foi eleito o melhor jogador do mundo em 2009 e segundo melhor do planeta em 2012, atrás apenas de Falcão.

Ele foi o segundo espanhol a ser eleito o melhor do mundo. Antes dele, Javi Rodríguez já havia sido premiado, em 2005. O ex-camisa 7 traz lembranças ruins para os torcedores brasileiros. Afinal, foi carrasco do Brasil na final do Mundial de 2000, marcando os gols da virada da Espanha.

Por esses motivos, Kike consegue sua vaga na lista de maiores jogadores de futsal da história do esporte.