Lukaku muda completamente a situação na Roma e José Mourinho pula de alegria

A fase ofensiva da Roma nesta temporada tem sido notável, retratando o grande esforço realizado pela equipe avançada giallorossi. Esta melhoria é notadamente percebida ao compararmos as estatísticas dos atacantes na era José Mourinho, também conhecido como “Special One”.

Os atletas de linha de frente da Roma marcaram 18 vezes nas primeiras 14 partidas entre o Campeonato Italiano e a UEFA Europa League. Esses gols ajudaram a equipe a superar momentos difíceis e conquistar pontos valiosos nas duas competições.

Quais foram os desafios enfrentados pela Roma na temporada 2021-22?

Na temporada passada, 2021-22, primeiro ano sob o comando do técnico português Mourinho, felizmente ou infelizmente, a Roma esbarrou em um obstáculo ofensivo: durante as primeiras 14 jogos, os atacantes marcaram apenas 11 gols. Jogadores como El Shaarawy, Zaniolo e Carles Perez, além do recém-chegado Abraham, lutaram para se adaptar nos primeiros meses no clube.

No ano seguinte, a história não foi diferente. Com apenas 11 gols, a frente ofensiva da Roma novamente enfrentou dificuldades na temporada 2022-23. A chegada de Paulo Dybala ajudou a equipe, mas um suporte mínimo foi adicionado por Shomurodov e Belotti, que marcaram apenas um gol nas primeiras 14 partidas da temporada.

Como a chegada de Lukaku impactou o ataque giallorossi?

Com a incorporação do atacante belga Romelu Lukaku nas etapas finais da última janela de transferências, a presença ofensiva da Roma teve uma melhora substancial. “Big Rom” tem sido absolutamente instrumental na Roma, contribuindo com 9 de seus gols até agora. Com isso, o saldo da equipe atacante melhorou significativamente, incluindo Belotti, que em apenas 8 partidas, superou seu número total de gols da última temporada (4 gols).

Após os primeiros 14 jogos da temporada 2023-24, os atacantes de Roma já marcaram 18 gols. Lukaku lidera a tabela (90 gols no total), seguido por Belotti (5 gols), Dybala, El Shaarawy e Azmoun (todos com 1 gol cada). A esperança para Mourinho e os torcedores romanistas é que esta estatística continue a subir nas próximas partidas, permitindo que a equipe continue a crescer e a se superar constantemente.